A Secretaria de Meio Ambiente de Itaocara - SEMAI acompanhou os pesquisadores da Saberes, que prestam auxílio ao ProUC, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) que visa ao apoio às unidades de conservação.
Os pesquisadores constataram ambientes favoráveis para proteção efetiva dos remanescentes da Mata Atlântica no município, especialmente na região de Serra Vermelha. A área abrangida pelo projeto da SEMAI chega a quase 5 mil hectares, sendo a maior parte de uso sustentável, e o recurso a ser ganho (por meio do ICMS Ecológico ou outros repasses pela Câmara Estadual de Compensação Ambiental) poderá ser usado no custeio de projetos direcionados aos produtores rurais para recuperação de nascentes e de áreas degradadas por erosões ou implementação de sistemas agroflorestais, por exemplo.
O prefeito Geyves está bastante entusiasmado com o prosseguimento dos estudos e de como Itaocara caminha para deixar as últimas posições do Ranking do ICMS Ecológico no RJ, conciliando a economia com a preservação ambiental, o que garante o desenvolvimento sustentável de Itaocara.
Ascom da PMI
Nenhum comentário:
Postar um comentário