O evento aconteceu neste sábado (19) na Tenda Cultural no Farol de São Tomé
Campos e mais oito municípios participaram neste sábado (19) da III Conferência de Igualdade Racial do Norte e Noroeste Fluminense (Corpir), organizada pela Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos e realizada na Tenda Cultural, na praia do Farol de São Tomé. O evento reuniu cidades como Macaé, São Francisco de Itabapoana São João da Barra, Quissamã, Itaperuna e Varre-Sai.
A representante de Macaé, Fernanda Machado (na foto), falou sobre a importância da conferência. “Essa conferência é muito importante para estar fazendo política pública para o nosso povo. Quando se fala em conferência, se fala de luta, de resistência para povo negro, quilombola, de terreiro. A nossa resistência é essa: trazer as conferências para trazer política pública para o nosso município”, afirma Fernanda.
O subsecretário, Gilberto Firmino, destaca que Campos sempre foi pioneiro na luta antirracista e teve grandes abolicionistas como referências nacionais e mundiais, como José do Patrocínio. “Para nós de Campos, enquanto poder público, receber esses municípios menores, é uma missão. O prefeito Wladimir Garotinho determinou que conseguíssemos fazer de Campos um polo de promoção de igualdade racial. Então, hoje, receber esses municípios em uma tenda lotada, para nós, é uma satisfação muito grande e, também, estar podendo representar bem os nossos heróis e abolicionistas”.
As propostas em âmbito municipal são fundamentais para a atualização do Plano Municipal de Igualdade Racial (Plamir) que está vigente. O objetivo do evento foi promover o debate, as reflexões e o encaminhamento de medidas de enfrentamento ao racismo, e outras formas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural e de intolerância religiosa.
Por: Redação / Josy Alves - Foto: SubCom - PMCG
Nenhum comentário:
Postar um comentário