Arquivo VAGALUME

terça-feira, 16 de agosto de 2022

ELEIÇÕES 2022: INÍCIO DA CAMPANHA ELEITORAL E ORIENTAÇÃO DO TRE-RJ

A campanha eleitoral brasileira começa nesta terça-feira (16/8), com o fim do prazo de 15 de agosto para a aprovação de candidaturas a presidente, governadores, deputados estaduais, federais e senadores. O primeiro turno da eleição está marcado para 2 de outubro e o segundo turno, para dia 30 do mesmo mês.

Para a próxima quinta-feira (18/8) está prevista a divulgação de pesquisas de intenção de votos para todos os cargos pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) e pelo Instituto Datafolha. Para presidente, a última pesquisa divulgada pelo Ipec (ex-Ibope), feita oito meses atrás, em dezembro, mostrava os dois candidatos mais bem posicionados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de centro-esquerda, com 48% das intenções de voto contra 21% de Jair Bolsonaro (PL), de extrema-direita.

Na mesma quinta, o Datafolha divulga o seu levantamento sobre as intenções de voto. A última pesquisa do Instituto, de 28 de julho, mostrou Lula e Bolsonaro, com uma diferença de 18 pontos percentuais. O petista teve 47% das intenções de voto, e Bolsonaro ficou com 29%. Este levantamento do Datafolha mostrou também que 45% dos entrevistados consideram o governo de Jair Bolsonaro (PL) ruim ou péssimo. A pesquisa apontou que 73% acreditam que Bolsonaro é um governo corrupto.

A disputa pelo governo do Rio de Janeiro mostra um cenário acirrado, com empate entre dois candidatos. De acordo com a pesquisa eleitoral Exame/Ideia, o atual governador Cláudio Castro (PL) tem 24% das intenções de voto, e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) tem 23%. Os números são de uma pergunta estimulada em que os nomes são apresentados aos entrevistados. Considerando a margem de erro da sondagem, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, há um empate técnico entre Castro e Freixo.

Já a pesquisa feito pelo Ipec (ex-Ibope), encomendada pela Rio Indústria, Associação de Indústrias do RJ, indica Castro numericamente à frente com 20% das intenções de voto. O percentual, no entanto, o coloca em situação de empate técnico com Freixo, que tem 14% das menções.

Segundo orientação do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do RJ (TRE-RJ), "Quem tumultuar eleição deve ser preso em flagrante, diz TRE-RJ".

O presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme, disse que quem causar tumulto no dia da eleição poderá ser preso em flagrante por crime eleitoral. Ele declarou que “nunca houve uma estruturação formal como agora” para a segurança do pleito. “O TRE-RJ vai atuar na divulgação de cartazes afirmando que tumultuar a eleição é crime eleitoral. Se um eleitor, por exemplo, causar tumulto por alegar que digitou um número na urna, mas outro apareceu, a ordem é prender em flagrante”, disse em entrevista ao jornal O Globo publicada neste sábado (13.ago.2022).

O órgão instituiu um gabinete e já tem um alinhamento de estratégias de segurança. “As inteligências de cada instituição estão trabalhando com o intercâmbio de informações. Teremos à disposição helicópteros da Polícia Civil e do Exército, caso haja necessidade de deslocamento de contingente de pessoas. O Exército vai trabalhar como sempre fez, com a presença nas periferias”, afirmou. De acordo com Leme, o TRE-RJ vai trabalhar com o contingente total de todas as forças. “Só da Polícia Militar e da Polícia Civil chegamos a 60.000 homens. Ainda teremos a Guarda Municipal, aqui na capital [fluminense]. Sobre os militares, o contingente será cedido a partir de avaliação feita pelo Comando Militar do Leste, mas devem ser milhares”, declarou. Leme afirmou que o órgão mapeou os locais mais sensíveis. Entre eles, o Complexo do Alemão, o Complexo da Maré e a região de Curicica. Além da segurança da eleição, ele falou que o TRE-RJ atuará “para defender o respeito à liberdade dos candidatos fazerem suas campanhas”. Leme disse que o órgão, no entanto, trabalhará nessa frente sob demanda. Questionado sobre como é a atuação do TRE-RJ no combate às fake news, ele disse que o órgão está “muito atento a tudo que surge que é falso” para acionar “imediatamente” os “canais que podem atuar”. “Nesse sentido, a ouvidoria do TRE tem exercido um papel fundamental porque muitos eleitores manifestam suas dúvidas sobre o processo eleitoral e nós nos comprometemos a responder a todos”, declarou.

Com informação do SindsprevRJ e TRE-RJ

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG