Em Itaperuna, cidade polo regional do noroeste fluminense, a Secretaria Municipal do Ambiente recebeu a doação de 257 mudas, como compensação ambiental. Aconteceu uma supressão de vegetais no perímetro urbano, sem autorização da Secretaria; e como compensação, foi realizada esta doação. E, dentre as mudas, ipês rosa e amarelo, pata de vaca, aroeira salsa, e outras.
As mudas serão plantadas em breve, conforme programação de reflorestamento da Secretaria Municipal do Ambiente.
Sérgio Zampiér, secretário Municipal do Ambiente, afirmou que:
– Desde o início da atual gestão, o prefeito Alfredão adotou a filosofia de trabalho de deixar um legado verde para as futuras gerações. E, desde então, nossa equipe segue trabalhando firme, a fim de cumprir com esse propósito. Pretendemos deixar nossa cidade, cada vez mais verde – pontua o secretário.
A Secretaria do Ambiente vem realizando importante trabalho no município e, dentre as conquistas da atual administração, o fim do lixão, que funcionou cerca de 27 anos, e nesse período foram acumuladas mais de 500 mil toneladas de lixo. Agora, o município utiliza aterro sanitário!
Também foi realizada a substituição da empresa de coleta de lixo; e esta nova empresa, possui mais veículos, além de oferecer uma melhor estrutura de trabalho.
Ainda vale ressaltar a recuperação do ICMS Verde e a implantação da coleta seletiva. A Secretaria do Ambiente ainda reformou cemitérios, realizou as reformas no tratamento de água dos distritos de Retiro, Itajara e Boa Ventura; dentre outros projetos mais.
Fonte: Decom - Divulgado por Diário do Noroeste
NOTA DO BLOGUE:
A compensação é um instrumento previsto na legislação, mas tratar como conquista é que causa estranheza. Melhor seria que houvesse fiscalização eficaz ao ponto de evitar a supressão da vegetação, como relata a matéria. Funciona bem o Conselho Municipal de Meio Ambiente?
Nenhum comentário:
Postar um comentário