Arquivo VAGALUME

terça-feira, 28 de março de 2023

MIRACEMA: 9a CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE


 

Hoje acontece a 9a. Conferência Municipal de Saúde de Miracema. Onde vários temas importantes do setor de saúde serão discutidos. Segundo informações divulgadas, entre o público presente muitos servidores públicos e membros do Centro de Convivência. Poucos populares, cidadãos miracemenses presentes. 

Segundo os estudiosos de instituições participativas, como Leonardo Avritzer e Wampler, a população se interessa em participar apenas quando acredita em resultados, no atendimento a suas demandas.

Assim, não foi divulgado sobre a eleição de conselheiros nesse evento, o que por si prejudica a credibilidade do conselho (CMS) por parte da população e, consequentemente, prejudica a própria efetividade da instituição.

Esperamos que esse importante conselho atue de forma mais transparente e democrática possível, respeitando a alternância de poder. O setor de saúde, que primeiro instituiu conselho gestor no Brasil, cuja atuação é fundamental até mesmo para que o município possa obter recursos, deve ter atuação exemplar. A falta de alternância de poder torna o Conselho desacreditado e inefetivo. O que não interessa à sociedade civil, dado que a saúde é um direito fundamental, inalienável.

Um comentário:

AngelMira disse...

COMENTÁRIO NO FACEBOOK, QUE TRANSCREVEMOS:

Gleice Vaz Feijó
Angel Tostes nada é tão ruim que não possa piorar: além de não ter eleição e a atual composição estar instituída de forma ilegal, mudaram o regimento da Conferência de forma que somente os membros do Conselho poderiam se candidatar a delegado e, assim, apresentar as propostas na estadual.
Às vezes dá vontade de nem ir, mas sigo na resistência

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG