Hoje acontece a 9a. Conferência Municipal de Saúde de Miracema. Onde vários temas importantes do setor de saúde serão discutidos. Segundo informações divulgadas, entre o público presente muitos servidores públicos e membros do Centro de Convivência. Poucos populares, cidadãos miracemenses presentes.
Segundo os estudiosos de instituições participativas, como Leonardo Avritzer e Wampler, a população se interessa em participar apenas quando acredita em resultados, no atendimento a suas demandas.
Assim, não foi divulgado sobre a eleição de conselheiros nesse evento, o que por si prejudica a credibilidade do conselho (CMS) por parte da população e, consequentemente, prejudica a própria efetividade da instituição.
Esperamos que esse importante conselho atue de forma mais transparente e democrática possível, respeitando a alternância de poder. O setor de saúde, que primeiro instituiu conselho gestor no Brasil, cuja atuação é fundamental até mesmo para que o município possa obter recursos, deve ter atuação exemplar. A falta de alternância de poder torna o Conselho desacreditado e inefetivo. O que não interessa à sociedade civil, dado que a saúde é um direito fundamental, inalienável.
Um comentário:
COMENTÁRIO NO FACEBOOK, QUE TRANSCREVEMOS:
Gleice Vaz Feijó
Angel Tostes nada é tão ruim que não possa piorar: além de não ter eleição e a atual composição estar instituída de forma ilegal, mudaram o regimento da Conferência de forma que somente os membros do Conselho poderiam se candidatar a delegado e, assim, apresentar as propostas na estadual.
Às vezes dá vontade de nem ir, mas sigo na resistência
Postar um comentário