Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 31 de maio de 2023

PÁDUA: APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA SINFÔNICA MARIUCCIA IACOVINO

Ilustração - concerto pelos 188 anos de Campos. Foto: Antônio Filho, Síte Prefeitura de Campos-RJ

A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino encerrará a turnê “Orquestrando a Vida 2023” com um show gratuito na próxima sexta-feira, 2 de junho, na Praça Pereira Lima, em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense. O evento contará com a participação especial da soprano Mariana Gomes e do tenor Roan Moraes.

Composta por 58 músicos com idades entre 10 e 19 anos, todos de áreas de risco social, a orquestra foi fundada em 1995 como parte do projeto da ONG Orquestrando a Vida em Campos dos Goytacazes. A direção geral está a cargo do maestro Jony William Villela Vianna, a direção artística é de Hodyllon Martins e a regência do maestro Brian Fleming. Durante o primeiro semestre de 2023, a turnê já passou pelo Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Petrópolis, Campos, Macaé e Niterói.

No repertório, o público poderá desfrutar de temas de Baden Powell, Vinicius de Moraes, Gonzaguinha, Shostakovich, Alberto Ginastera, Freddy Mercury, Tchaikovsky e outros grandes compositores.

A turnê “Orquestrando a Vida 2023” conta com o patrocínio do Grupo Águas do Brasil, Enel, Arteris, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, produção da Dellarte, apoio do Orquestrando a Vida e realização do Instituto Dell’Arte, Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução. O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio do Santander.

Orquestrando a Vida é um projeto social fundado pelo maestro Jony William que segue os moldes do “El Sistema” venezuelano. Com 28 anos de existência em Campos dos Goytacazes, o projeto tem como objetivo promover a aprendizagem musical e a prática artística, proporcionando aos jovens envolvidos uma nova perspectiva de vida por meio da inclusão social, desenvolvimento artístico-musical e formação de caráter. O projeto atende atualmente 350 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, matriculados na rede pública de ensino, com renda familiar de até 1 e ½ salário mínimo e em situação de vulnerabilidade social.

A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino tem uma história marcante, tendo realizado apresentações de destaque em diversos locais renomados, como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o Carnegie Hall, em Nova Iorque. Também já realizou turnês internacionais em Portugal, Paraguai, Argentina e Bolívia. Em 2013, tiveram a honra de se apresentar para o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude.

Fonte: O Diário do Noroeste, com informações do G1

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG