Arquivo VAGALUME

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Água é reestatizada em Portugal e tarifa cai até 60%


25 anos depois da privatização, a água em Setúbal voltou a ser de todos e redução dos preços para os consumidores é na ordem dos 20% e 60% para as tarifas sociais.

Foi uma das principais promessas da campanha de André Martins (CDU), actual presidente da Câmara Municipal de Setúbal (CMS) para as autárquicas de 2021, recuperar a gestão dos serviços de água e saneamento para o município e baixar, significativamente, as tarifas pagas pelos habitantes do concelho. A 18 de Dezembro de 2022, as palavras passaram aos actos.


Esta transição não implica qualquer acção por parte dos consumidores, como a realização de novos contratos ou a actualização de dados ou de métodos de pagamentos: «as próprias facturas continuam a ser remetidas por correio eletrónico ou postal, mediante as opções que já se encontravam em prática».
Redução dos preços para os consumidores na ordem dos 20%. 60% para as tarifas sociais.

«O tarifário já aprovado pela Câmara Municipal, para 2023, introduz preços mais baixos em todos os escalões das facturas de consumo doméstico, com a autarquia a estimar que, face aos preços praticados até agora» pela empresa privada, nos três níveis de consumo: um consumo até cinco metros cúbicos têm uma reduções de preço de 21%, dez metros cúbicos na ordem dos 18% e 20 metros cúbicos de 20%. Os três escalões abrangem cerca de 90% dos consumidores de Setúbal.

Caso a autarquia tivesse optado por manter a concessão aos privados, estava estimado um aumento dos preços, em todos os escalões, na ordem dos 10%, comprovando as vantagens da gestão pública deste recurso.

A introdução, por opção do executivo CDU, de uma tarifa social vai ainda beneficiar cerca de oito mil utilizadores: num nível de consumo de 10 metros cúbicos, estas pessoas e famílias terão uma descida na factura muito significativa, de 59%.

Fonte: Abril a abril

Essa matéria foi publicada em Portugal, divulgada no Linkedn, por um pesquisador português, Universidade do Minho, Luis Cesar Fernandes, da área de Ciências Sociais/Administração Pública. Veja a mensagem do pesquisador:
Enquanto o Brasil insiste no debate anacrônico dos anos 90, o processo de reestatizações pela europa segue em marcha, "25 anos depois da privatização, a água em Setúbal voltou a ser de todos com a redução dos preços para os consumidores. A função é recuperar a gestão dos serviços de água e saneamento p o município e baixar, significativamente, as tarifas pagas pelos habitantes do concelho".
Divulgação limitada no Brasil, o texto acima é de um jornal alagoano, aqui.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG