Estação Ferroviária de Retiro do Muriaé, 5o. distrito de Itaperuna-RJ, ano 2020, por Alexandre AguiaFaria. |
A Companhia Estrada de Ferro do Carangola foi constituída em 20 de março de 1875. Tinha a concessão para diversas linhas nas Províncias do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Entre essas, uma linha aberta entre as estações de Poço Fundo (Cândido Froes) e Patrocínio do Muriaé, servindo como ligação entre a Linha do Carangola e a Linha do Manhuaçu, denominações dadas pouco mais tarde pela Leopoldina, que ficou com todas essas linhas. O trecho recebeu o nome de ramal do Poço Fundo. Foi desativado em 1973.
Cia. E. F. Carangola (1884-1890)
Cia. Barão de Araruama (1890)
E. F. Leopoldina (1890-1973)
E. F. Leopoldina (1890-1973)
A estação em 2002. Foto Lucio Fernandes. Do site Estações Ferroviárias |
Ramal do Poço Fundo - km 387,240 (1960) RJ-1709
Altitude: 150 m
Inauguração: 15.10.1884
Uso atual: Centro Cultural (2019) sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
A estação de Retiro foi inaugurada em 15-out-1884. A ferrovia foi vendida em 1890 para a E. F. Barão de Araruama, que poucos meses depois a repassou para a Leopoldina, embora essa venda apareça como tendo ocorrido em 1888, segundo alguns autores.
A estação do Retiro de Muriaé em 7/2009. Foto Marcus Manhães.
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Em 2009, a ex-estação servia como cartório. A localidade é hoje o 5o distrito do municípío de Itaperuna. Em 2019, o prédio estava funcionando como centro cultural.
Fontes: Lucio Fernandes; Julio C. E. Alves; Marcus Manhães; Revista Ferroviária, 2000; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht).
Informações e fotografias do site Estações Ferroviárias, com atualizações de 07-maio-2019. Disponível em: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_ramais_2/retiro.htm . Acesso em: 12-out-2023.
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