Em uma importante escala de crescimento, o turismo rural e o ecoturismo em Itaperuna estão cada vez mais atraindo pessoas de muitos lugares do Brasil e do mundo. Neste último final de semana, o Hotel Fazenda Valle Campestre, no distrito de Comendador Venâncio, foi o local escolhido pelo Rotary Club para levar um grupo de intercambistas da Europa, Ásia, América Latina e Estados Unidos para a prova de intercâmbio e treinamento.
Para a Eleonore Poswick, de 17 anos, que veio da Bélgica, o lugar é encantador.
“Aqui é muito bonito, natural e aconchegante. Eu quero ficar aqui no Brasil por muito mais tempo. Na Bélgica temos zona rural, mas não como aqui no Brasil”, disse.
Já Edda Dieckmann, que é da Alemanha, estar em meio à natureza a faz sentir muito feliz.
“Tudo aqui no Brasil é muito bonito, mas quando desci no aeroporto fiquei impressionada com as palmeiras, nunca tinha visto de perto. Aqui no Valle Campestre tem muitas coisas legais para fazer. Não temos essas atrações no meu país. Também estou apaixonada pela culinária, principalmente o brigadeiro. Vou fazer para vender lá na Alemanha”, disse Edda que pretende levar um pouco das receitas da comida brasileira para seu país.
O Hotel Fazenda Valle Campestre faz parte da história, cultura e turismo de Itaperuna. Reinaugurado este ano, o local está na rota do turismo regional. Instalado em um lugar privilegiado em meio à natureza exuberante, o lugar é indicado para quem gosta de tranquilidade e ao mesmo tempo de aventuras.
“Esta sendo uma experiência incrível receber o grupo aqui. Nosso forte é o turismo rural e exploramos atividades como tirolesa, colheita de frutas no pomar, entre outras atrações que não fazem parte da cultura deles. Que seja a primeira de muitas estadias como essa”, disse o proprietário do Hotel Fazenda Valle Campestre, Max Eisenlohr.
“A região noroeste do estado se tornou o centro do nosso Distrito que é composto por parte do Rio de Janeiro e todo o Espírito Santo. Pedi indicações para a Maria Luzia, do Rotary Itaperuna, e ela me sugeriu alguns lugares para aplicação da prova e treinamento. Então pesquisei e vi que este hotel atenderia melhor nossas necessidades. Fiquei muito feliz com a escolha. Equipe muito atenciosa. Opção de atividades para os jovens. Proprietários muito gentis. Espaços amplos”, disse Eduardo Sanches, responsável pelos intercâmbios no Brasil, promovidos pelo Rotary Club.
A escolha certeira do Eduardo impulsiona ainda mais o turismo rural e o ecoturismo da região e também do Brasil, já que o país voltou com força ao mapa do turismo internacional, neste período pós-pandemia. Segundo uma série elaborada pelo Banco Central, neste ano o Brasil já vem se destacando nos roteiros e conquistando mais os estrangeiros, o que, até agosto, gerou um pouco mais de US$ 4,45 bilhões. Só em agosto foram mais de US$ 650 milhões, o melhor resultado para o mês em 28 anos.
Para Itaperuna, esses números também vem apresentando crescimento, principalmente nos distritos de Raposo, Retiro do Muriaé e Comendador Venâncio.
“Ficamos muito felizes em receber esse grupo de jovens de vários continentes em nosso município. Isso só prova que nos últimos anos temos feito um belíssimo e importante trabalho para o desenvolvimento do turismo para Itaperuna. Tanto o desenvolvimento quanto a promoção desses destinos na nossa cidade. Acredito que o nosso turismo é o motor do crescimento econômico, da geração de renda e da evolução cultural. Vamos avançar e crescer ainda mais. Receber esse grupo aqui comprova a força do trabalho que a Prefeitura tem feito. O nosso turismo está avançando muito”, disse o secretário de Turismo de Itaperuna, Marcelo Nascimento.
Texto: Bianca Marques - DECOM/Fotos: Rotary Club
Nenhum comentário:
Postar um comentário