Chega a Miracema o Programa "Limpa Rio" para desentupir bueiros, desassorear os recursos hídricos e evitar maiores tragédias como sazonalmente ocorrem no período de chuvas.
Desde 2010 ao menos, Miracema vem sendo contemplada com o programa estadual, com certas interrupcões.
O Programa Limpa Rio é uma ação que tem por objetivo realizar a manutenção e limpeza dos leitos e margens de corpos hídricos no estado do Rio de Janeiro. O objetivo do projeto é retirar sedimentos destes corpos e realizar a destinação ambiental correta.
Ao retirar estes sedimentos, que acabam retendo a água em alguns pontos, o corpo hídrico tende a seguir seu curso de forma mais fácil. O intuito é mitigar o impacto negativo dos períodos de grande chuva no estado e evitar enchentes, que acabam se tornando comuns no verão. Além disso, os riscos de alagamento reduzem de forma significativa.
Programas que visem melhorar o âmbito social e preservar o meio ambiente sempre são positivos. Mas, não basta uma máquina e dois caminhões retirarem os sedimentos depositados nos rios, o setor privado também deve fazer a sua parte, para impedir que os seus efluentes contaminem as águas e dificultem a preservação de rios e mares.
O Governo do Estado lançou dia 19/10, a nova fase do Programa Limpa Rio que irá beneficiar os 92 municípios fluminenses com a limpeza e o desassoreamento de seus rios e canais.
Para esta etapa, serão investidos cerca de R$250 milhões, recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam). A iniciativa vai mitigar as inundações decorrentes do transbordamento de corpos hídricos, o que acontece principalmente no periodo chuvoso, proporcionando melhoria da qualidade de vida para a população.
Para o secretário de Ambiente e Sustentabilidade e vice-governador, Thiago Pampolha, o Governo do Estado está cada vez mais perto dos que precisam.
– O Limpa Rio é fundamental para levar segurança ambiental e qualidade de vida à população, identificando, planejando e executando a limpeza e desassoreamento dos rios com histórico de transbordamento. Assim, vamos atuar em todo o estado para minimizar o impacto das fortes chuvas – afirmou Pampolha.
Só no primeiro semestre deste ano, o Programa Limpa Rio beneficiou 401 rios e canais de 50 cidades fluminenses, com a limpeza e o desassoreamento de trecho de 183 quilômetros desses corpos hídricos . As intervenções retiraram 491.775 metros cúbicos de sedimentos para destinação ambiental adequada.
Agora, com a ampliação do programa, todos os municípios serão contemplados independentemente de ações locais, o que beneficia cidades que sazonalmente sofrem com enchentes, através da limpeza de bueiros desassoreamento de rios com máquinas e profissionais do INEA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário