Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Um domingo merece uma "Vaca Preta" depois do Cinema das Seis?

Uma grande história começa com um grande cara, e este cara não sou eu, e sim o libanês Abdo Eid-Nassar, ou simplesmente o Seu Ábdo, dono das melhores receitas de picolé e sorvete que vimos e saboreamos na nossa Miracema, que, penso eu, durou pelo menos uns trinta anos de sucesso e dedicação total dele e de sua família.
Tenho boa memória, mas posso falhar no contar a história desta Sorveteria, que antes de ser a Sorveteria Miracema, funcionando em frente ao Bar Pracinha e ao lado do Bar Central, do Vavate e depois do Zé Careca, começou como Picolé Sibéria, estabelecida na esquina da Marechal Floriano com Barroso de Carvalho, a rua do Aero Clube.

O picolé, com aquele sabor inconfundível do Picolé Sibéria fez com que o pensamento do Seu Ábdo se voltasse para um lugar onde pudesse fazer seus sorvetes e pudesse ter uma cozinha para preparar os quibes e os hamus que dominavam as vendas em seu bar/sorveteria.

Sempre tive o carinho e o respeito deste moço, patrício de Neffá El-Koury, meu patrão durante oito anos, e com quem frequentei a Sorveteria por longos anos e saboreava, quase todas as noites, os quibes e degustava uma boa cerveja, bem gelada, com meu "paitrão", sempre muito bem atendido pelo fiel escudeiro do Abdo, o Durval Bastos, meu velho companheiro do futebol.

Porém, tem sempre um porém, o ponto alto da sorveteria era, sem dúvida alguma, a famosa "Vaca Preta", que era nada mais do que um sorvete (coco ou chocolate) misturado com Coca Cola, em uma taça elegante e firme, ou a "Vaca Amarela", um sorvete de creme ou coco, com guaraná, delícias que as meninas, ao sair do cinema, sessão das seis, do Cine XV, era praticamente uma obrigação.

Hoje eu faço as minhas "Vacas Pretas" e sempre me vem à mente a figura doce do Seu Ábdo, que por longos anos nos ofereceu um sorvete de alto nível e um quibe, que se não foi o melhor de todos está entre os três melhores de todos que experimentei nesses lugares que passei.

Texto: Adilson Dutra
Fotografia: Gisela e o pai Abdo Eid-Nassar, cedida pelas filha. Sr. Abdo faleceu em 18-fev-2014, com 93 anos.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG