Arquivo VAGALUME

sábado, 23 de março de 2024

BOM JESUS DO ITABAPOANA: GABINETE DE CRISE

A Prefeitura de Bom Jesus do Itabapoana instalou nesta sexta-feira (22/03) um gabinete de gerenciamento de crise para enfrentar os severos eventos climáticos que podem atingir o município já a partir deste sábado. O objetivo desta providência é coordenar diversas ações para mitigar os impactos, garantindo a segurança e o bem-estar dos munícipes.

A Defesa Civil municipal, juntamente com as secretarias municipais, está de prontidão para qualquer tipo de acontecimento. O órgão manterá todas as equipes mobilizadas e se preveniu para o caso de falta de energia elétrica e comunicações na cidade. Os responsáveis têm radiocomunicadores de longo alcance e, se houve apagão, o gabinete passa a funcionar na Casa de Saúde da Famesc, prédio equipado com gerador.

Além do prefeito, o gabinete é composto pelas secretarias de Obras, Transportes e Serviços Públicos; Assistência e Social e Habitação; e Meio Ambiente, Agricultura Recursos Hídricos, além da de Segurança Pública e Defesa Civil. Ficou determinado aos envolvidos que todos estejam prontos para serem acionados durante o fim de semana, nos períodos diurno e noturno, em caso de emergência.

Já foram tomadas várias medidas preventivas, a saber: a limpeza de bueiros, bocas de lobo, parte de baixo das pontes de todos córregos para evitar alagamentos e escoar a água de enxurradas; separação de insumos para eventuais necessidades, divulgação sobre a situação meteorológica aos usuários da política de Assistência Social; desassoreamento dos córregos na zona rural, desobstrução dos bueiros e pontes das estradas vicinais.

Na manhã de sexta-feira as escolas funcionaram normalmente, mas os alunos que utilizam transporte foram dispensados. As aulas no período da tarde se encerraram às 14 horas. Foram preparados abrigos caso haja famílias que tenham que sair de suas casas.

Todos os insumos da Saúde, como vacinas e medicamentos que necessitam de refrigeração foram transferidos para uma sala do Hospital São Vicente de Paulo, que conta com gerador. O maquinário pesado ficará distribuído em pontos estratégicos da zona rural para atender as demandas o mais rápido possível.

Em caso de emergência acione a Defesa Civil municipal, pelo telefone 3831-1403, ou Corpo de Bombeiros, pelo 193. Fique longe dos cursos d’água, de barrancos e não toque em fios elétricos caídos ou qualquer objeto que esteja em contato com eles.

Veja o decreto que instituiu o gabinete:


Sítio Oficial do Município de Bom Jesus do Itabapoana.

Parabéns ao município que concentra suas informações nos canais oficiais, antes de chegarem à redes sociais.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG