Arquivo VAGALUME

sábado, 9 de março de 2024

'Cidennf avança [sic] na gestão regionalizada de Resíduos Sólidos". A conferir!


Em uma iniciativa conjunta, prefeitos dos municípios consorciados se reuniram em uma Assembleia Geral Ordinária nesta quinta-feira (7), em Itaperuna, promovida pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf). O encontro teve como objetivo apresentar e deliberar ações estratégicas voltadas para a gestão regionalizada de resíduos sólidos no Noroeste Fluminense.

A divisão dos municípios em dois arranjos foi uma abordagem adotada para otimizar a organização e eficiência na gestão dos resíduos sólidos. O "Arranjo I" engloba Bom Jesus do Itabapoana, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai e São José do Ubá, além de Itaperuna. No "Arranjo II", estão Itaocara, Aperibé, Cambuci, Santo Antônio de Pádua, Miracema, São Fidélis, Italva e Cardoso Moreira.

Durante a assembleia, foram apresentados dois cenários para a implantação de ecoplantas na região. Um deles propõe a divisão da região em dois pólos de Ecoplantas, enquanto o outro cenário prevê uma única unidade com capacidade expandida. A decisão final sobre o número e localização das ecoplantas será tomada com base na disponibilidade de áreas estratégicas nos municípios consorciados, visando otimizar a logística de coleta e tratamento dos resíduos. Ambas as possibilidades foram apresentadas, e a escolha dos prefeitos recaiu sobre a implementação de duas unidades.

As ecoplantas vão desempenhar um papel fundamental na triagem e destinação adequada dos resíduos, separando materiais recicláveis e orgânicos para garantir uma gestão sustentável e responsável. Outra ação significativa no projeto inclui uma unidade móvel de tratamento de resíduos de construção civil e resíduos de poda. Essa unidade itinerante percorrerá os municípios para coletar esses materiais, promovendo a reciclagem e reutilização de materiais sempre que viável.

O secretário executivo do Cidennf, Vinicius Viana, falou sobre os avanços do projeto e destacou a importância do apoio técnico e financeiro do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS). “Essa parceria é crucial para a análise estrutural e implementação das iniciativas propostas, evidenciando o comprometimento do Consórcio com a viabilidade do projeto de Resíduos Sólidos. Com todo esse trabalho, o Cidennf reafirma o seu compromisso com a preservação ambiental e a promoção da qualidade de vida, como uma referência em práticas sustentáveis na gestão pública”, destacou Vinicius Viana.

Participaram da reunião, os prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente, e representantes de Italva, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Itaperuna, Miracema, Varre-Sai, São João da Barra, Cardoso Moreira, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Natividade, São José de Ubá e Porciúncula, além da equipe do Cidennf, e da Mariana Maia, superintendente de Resíduos Sólidos e Economia Circular da SEAS.


Do CIDENNF

O vídeo completo pode ser assistido aqui.

3 comentários:

Tânia de Martino Salim disse...

Boas perspectivas para o fim dos lixões e pretendidas implementações de aterros inadequados que atendem a interesses privados e agridem a riqueza ambiental, como o defendido pelo atual governo de Miracema.

Tânia de Martino Salim disse...

Boas perspectivas para o fim dos lixões e de pretendidos aterros que agridem a riqueza ambiental e atendem a interesses privados ilegítimos, como o que defende a prefeitura de Miracema.

Angeline disse...

Assim esperamos, mas não tenho tanta certeza.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG