Presidente da entidade se reuniu com representantes do Consórcio de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF) para debater estratégias de desenvolvimento de novos produtos e novas experiências turísticas
A promoção do turismo rural no interior fluminense foi o foco de uma reunião entre os presidentes da Embratur e do Consórcio de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), Marcelo Freixo (PT) e Fátima Pacheco, respectivamente. No encontro, que aconteceu nesta quarta-feira (23) e contou com as presenças de prefeitos de municípios da região, os participantes discutiram sobre as ferramentas adequadas para otimizar a divulgação dos destinos do interior do Rio no mercado global.
O presidente da Embratur destacou que a interiorização do turismo no Rio de Janeiro pode ser uma estratégia de atração de viajantes internacionais para o Estado, já que eles terão acesso a diferentes atrações das que já conhecidas na capital fluminense.
“Incentivar o turismo nessas cidades no norte e noroeste fluminense pode ser um atrativo para o visitante internacional, para que ele fique por mais tempo no Brasil, conheça além do sol e praia do Rio de Janeiro; que ele conheça mais a nossa gastronomia, nossa cultura e aumente o ticket médio aqui no nosso país. E é preciso expandir essas regiões com grande potencial de ecoturismo e turismo de negócios”, comentou Marcelo Freixo.
A região da Rota Caminhos do Açúcar, que reúne fazendas históricas, turismo de natureza e o Quilombo Fazenda Machadinha, que fica em Quissamã (RJ), são algumas das atrações a serem exploradas. Marcelo Freixo ressaltou a importância de promover o afroturismo na região. Para isso, ele sugeriu aos participantes do encontro uma visita à comunidade quilombola para trazer mais visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Cidennf.
Na última terça-feira, representantes da Embratur e do Cidennf realizaram um encontro virtual para tratar da divulgação do Festival Regional Caminhos do Açúcar, edição 2025. O evento faz parte do Projeto da Rota Regional Caminhos do Açúcar e reúne empreendimentos gastronômicos, feira de produtores, palestras, oficinas de gastronomia e música.
O diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, destacou a importância do trade turístico fortalecer novos produtos e oferecer novas experiências no Rio de Janeiro e no Brasil.
“É muito importante entender como a organização do consórcio consegue trazer à luz as iniciativas municipais. O trabalho em conjunto com a Embratur vai ser de aproximar para a tomada de decisão em relação à inteligência de dados, produção de uma marca e de um posicionamento turístico dessa região, para que a gente tenha turistas internacionais chegando no curto e no médio prazo”, explicou o executivo.
Já a presidente do Cidennf, Fátima Pacheco, afirmou que a parceria com a Embratur permitirá a qualificação dos agentes locais, favorecendo a prestação de um bom tanto a turistas nacionais quanto internacionais.
“Nossa intenção é se preparar para receber o turista cada vez mais e caminhar também, para receber inclusive o turista internacional. Uma vez que a gente vai qualificar o trade, vai integrar essa rede nacional e mostrar as riquezas tanto naturais quanto históricas que a gente tem lá no interior”, pontou a representante do consórcio.
A área técnica do Cidennf se reuniu ainda com o gerente de Inteligência de Dados da Embratur, Fábio Montanheiro; o gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais (MICE), Alexandre Nakagawa; o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Agência, Leonardo Persi; e o assessor de Relações Internacionais, Paulo Lins, para conhecer o painel de dados e outras ferramentas da Embratur para promover os produtos turísticos do norte e noroeste fluminense.
Dados positivos
De janeiro a setembro de 2024, segundo o Portal de Dados da Embratur, o Rio de Janeiro recebeu 1.075.879 de turistas internacionais; 25,7% a mais do que no mesmo período de 2023. Somente em setembro, o avanço foi de 41,2%, com 116.004 turistas internacionais desembarcando no Estado, contra 82.149, no mesmo mês de 2023.
No Brasil, também no período citado, o número total de turistas globais aumentou 12%, batendo o recorde para o mês de setembro em toda a série histórica, iniciada em 1989. Ao todo, 445.389 viajantes desembarcaram no País, 26,4% a mais do que em setembro de 2023. Entre janeiro e setembro, o Brasil contabilizou 4.897.671 turistas internacionais. Os resultados foram divulgados na segunda-feira (14) pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal.
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