Foto: Gustavo Stephan, O Globo, 04-out-2010. |
Antes de falar sobre o Dia da Criança, vamos tratar do imóvel da fotografia, localizado na Avenida batizada com o nome de seu proprietário, o imponente casarão do médico e líder político Galdino do Valle Filho (que foi vereador de Nova Friburgo, deputado federal e estadual pelo Rio de Janeiro e Prefeito da cidade na virada dos séculos XIX e XX) foi o primeiro patrimônio a ser tombado pelo Poder Municipal; o tombamento aconteceu em definitivo em janeiro de 2012.
Galdino nasceu em 24 de setembro de 1879 em Trajano de Moraes e é considerado um homem especial que, através da medicina e da política, deixou importantes marcas na sociedade. Foi em seu mandato que a energia elétrica chegou a Nova Friburgo e em 05-nov-1924, como deputado federal, instituiu o Dia da Criança no Brasil, por meio do decreto 4867, do Presidente Arthur Bernardes, comemorado no dia 12 de outubro.
A ideia surgiu a partir da Declaração dos Direitos da Criança, pela Liga das Nações, que regulamentou os cuidados especiais que devem ser tomados durante a infância.
A memória e cultura de Nova Friburgo são preservadas através do tombamento de uma casa como essa, que têm valor histórico, arquitetônico e cultural. Até o momento já são 150 imóveis tombados pelo Poder Municipal. Vale ressaltar que o tombamento não significa a perda de propriedade, ou seja, o bem pode ser vendido, comprado ou alugado, mas as modificações físicas só podem ser realizadas mediante autorização prévia e acompanhamento técnico do órgão competente. Essas atribuições estão na lei municipal 3.794, de novembro de 2009, que garante o tombamento dos imóveis com valor histórico.
Do Portal Multiplix e do Portal NovaFriburgoAgora
Nenhum comentário:
Postar um comentário