A Princesinha do Norte Fluminense, mesmo que alguns queiram transformá-la na Princesinha do Noroeste fluminense, é totalmente diferenciada das cidades das regiões norte e noroeste do estado do Rio de Janeiro. A principal razão é seu cenário cinematográfico, original e belo, que guarda a memória dos primórdios da formação do núcleo urbano, num centro histórico tombado pelo matrimônio municipal e estadual.
Faz alguns anos que os envolvidos com a cultura e o patrimônio municipais identificam a necessidade de reforma e restauração do imponente prédio histórico do antigo Aeroclube, localizado à Rua Barroso de Carvalho (fotografia ao lado).
Em 2022, o INEPAC enviou técnicos para visitar o local, acompanhado do servidor Marcelo Salim de Martino, hoje coordenador da regional noroeste do INEPAC. Veja aqui.
A partir dai, o grupo que integra a Associação de Amigos do Centro Histórico de Miracema, hoje presidida pela cidadã Lia Márcia Bruno, se inscreveu no edital "Reviver Memórias", da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro (SECEC), cujo recurso provém da Lei Aldir Blanc, na "Categoria B – realização de projetos executivos de restauro, revitalização e/ou intervenção de bens culturais edificados tombados pelo Inepac: 10 propostas contempladas com o valor de R$ 200 mil, totalizando R$ 2 milhões".
O projeto aprovado pela associação destacou-se com a maior nota na categoria. Com relação ao item "indutor populacional", foram 3 pontos, no entanto, todo o noroeste fluminense, exceto Itaperuna têm essa nota referente a esse quesito. Itaperuna a nota nesse quesito é 1.
O blogue parabeniza a associação e a cidade por essa conquista!
Nenhum comentário:
Postar um comentário