Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

PORCIÚNCULA: PROBLEMAS NA TRANSIÇÃO DE GOVERNO VÃO PARAR NA JUSTIÇA


A
transição governamental em Porciúncula, como já publicamos anteriormente, vem apresentando uma série de dificuldades, como vem apontando o prefeito eleito Guilherme Cardoso Fonseca (PSD), que precisou recorrer ao Judiciário para obter acesso às informações da atual gestão. 

Apesar de uma liminar concedida pela juíza da Vara Única da Comarca de Porciúncula, em 01/12, garantindo acesso irrestrito aos dados e instalações da administração municipal, a equipe do futuro governo denuncia manobras para dificultar o processo.

De acordo com Natalino Sousa, coordenador da transição, a gestão do atual prefeito Léo Coutinho (Solidariedade) propôs que as informações fossem compartilhadas por meio de troca de ofícios, mas muitas demandas enviadas não foram respondidas adequadamente. “Eles estabeleceram que seria por troca de ofícios, mas não respondem nossas demandas devidamente oficiadas”, declarou Natalino.

A situação se agravou nesta sexta-feira, quando a equipe de transição tinha uma reunião agendada com o Secretário de Fazenda, Leonardo Paes Barreto Coutinho, para discutir questões financeiras e administrativas. No entanto, o secretário não compareceu ao encontro e, de forma inusitada, antecipou as folgas natalinas, dispensando todos os servidores do órgão e deixando o prédio trancado.

Indignado, Natalino Sousa foi até o gabinete do atual prefeito em busca de esclarecimentos, mas não obteve qualquer resposta. A pergunta que fica é: com ordens de quem o secretário tomou essa decisão?

A atitude da atual gestão gerou ainda mais tensão no processo de transição e motivou a equipe do prefeito eleito a ingressar com um mandado de segurança cível no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No pedido, o futuro governo solicita: 

  1. Cumprimento da decisão judicial com multa diária de R$ 20 mil em caso de descumprimento.
  2. Apuração de crime de desobediência.
  3. Autorização para uso de força pública para garantir o acesso às instalações e informações.
Guilherme Fonseca destacou a importância da transparência e da continuidade administrativa para o início do novo governo: “Estamos aqui para trabalhar pelo bem da população. Atitudes como essa prejudicam não apenas a transição, mas também a cidade como um todo.”

LEIA AQUI, petição do Mandado de Segurança, relatando os fatos.

Com informações das redes sociais do prefeito eleito e da RLagosNotícias.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG