Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

DURANTE AS DÉCADAS DE 1940/1970 PARAÍSO DO TOBIAS TINHA CINEMA

C
om o ressurgimento do cinema em Miracema, distrito-sede, através do programa "Cinema na Cidade", muito se tem contado dos antigos cinemas, iniciados como Sociedade Musical, no final do século XIX.

Trata-se dos cinemas da Sociedade Musical 7 de Setembro, que ainda hoje abriga a centenária Banda Sete de Setembro, na sua tradicional sede da Rua Francisco Procópio, Centro histórico de Miracema, bem como do cinema XV de Novembro, iniciado na Rua Cel. José Carlos, ou Rua das Flores, hoje Clube XV, situado na Avenida Deputado Luiz Fernando Linhares, entidade centenária também.

Não foi à toa que as salas do novo cinema foram contempladas com nome de miracemenses ligados à cultura local, em especial a sala de cinema II, contemplada com o nome do gerente dos dois cinemas antigos Miguel Bruno de Martino Filho, que foi o responsável por trazer do Rio de Janeiro, os primeiros filmes e equipamentos. A sala número I, com o nome da sua sobrinha Eleonara de Martino Salim, conhecido por "Pingo", que entre outros feitos, foi uma das grandes responsáveis pelos antigos Festivais da Canção.

Hoje, ao liberar um comentário no blogue, me deparei uma postagem antiga, relativa ao distrio de Paraíso do Tobias, segundo distrito de Miracema, onde conta a seguinte a informação:
Apesar de ser um pequeno povoado, Paraíso Tobias já teve três cinemas, entre as décadas de 1940 e 1970. Teve também o Clube Paraíso, onde eram realizados os bailes de carnaval. Se Miracema hoje é reconhecidamente o mais importante pólo de concentração de grupos folclóricos do interior do Rio de Janeiro, Paraíso do Tobias tem contribuído signifcativamente para a manutenção desta tradição.

A figura que ilustra essa postagem é do povoado de Areias, com a cultura popular do Mineiro Pau, onde aparece o Sr. Sula, que foi um grande incentivador da cultura e do esporte dessa localidade.

Esse breve registro tem apenas o intuito de registrar que também no segundo distrito a população foi contemplada por equipamento cultural, por pelo menos 4 décadas.


Fonte: SÉRIE HISTÓRIAS CONTADAS, "Ribeirão do Bonito - Miracema - MEMÓRIAS & IMAGENS", Rio de Janeiro, 2007, encontrado em javascript:%20openWnd("/seaapi/servlet/DownloadSpaSEAAPI?p_idpasta=415");acesso em 08/08/2009.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG