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terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

MIRACEMA: MONOGRAFIA TRATA DA INVISIBILIDADE DO NEGRO NA HISTÓRIA DE MIRACEMA (1936/1946)

O pedagogo Higor de Lima Moreira, apresentou sua monografia de conclusão de curso à Universidade Federal Fluminense, em Santo Antônio de Pádua-RJ, sob a orientação do Prof. Dr. Júlio Cezar Medeiros da Silva Pereira, em 2018.

Sob o título de A INVISIBILIDADE DO NEGRO NA HISTÓRIA OFICIAL DE MIRACEMA DE 1936 A 1946, Higor Moreira aborda pelo recorte pedagógico, um problema importante e conhecido da cidade que é a invisibilidade da população negra na história oficial da cidade, sobretudo no periódo da emancipação político-administrativa.

O resumo da obra, que foi requisito para a obtenção do diploma de Licenciatura em Pedagogia/UFF, apresentado é o seguinte:

Resumo
O presente trabalho originou-se da indagação de parte da população de Miracema a respeito da inserção do negro em sua história, nota-se que a cidade em questão vem tecendo uma história unilateral em todo esse tempo. Miracema ergue sua história começando de um povoado, e depois de configurações culturais e de tradição passou-se a ser distrito, e depois que ganha foros de independência e de cultura jurídica, econômica e educacional passa a ser uma cidade. Miracema percorreu todas essas etapas e só deixou para a contemporaneidade uma história não menos importantes, mas direcionadas as elites, história que chamaremos de oficial. No entanto, a história oral pode ajudar na compreensão da sua origem. Com isso buscou-se fazer uma análise sobre quais fatores nos levariam a entender o porquê dessa invisibilidade. Perpassamos toda a época educacional de Getúlio Vargas, época essa que se configura com o ano desse trabalho, e foi detectado que não houve incentivo à história do homem enquanto objeto de estudo, apenas investimentos nos ideais da burguesia industrial. Foram feitas três entrevistas para consolidar o que foi se pensado que o negro está invisível a história gerando um imenso transtorno por conta da falta de representatividade, ou seja, o aluno ou o cidadão negro não se vê na história e isso acaba num imenso desinteresse pela história local. Para não perpetuarmos com esse problema é necessário que seja feito um material para servir de a equipe pedagógica e aos professores e a inserção desse trabalho feito no projeto político pedagógico. A ideia também é trabalhar a produção de sentidos para que ao invés do aluno se deslocar para outras cidades, sem dizer que isso não seja importante, ele possa pesquisar em sua própria história. Palavras chave: Negro, Miracema; História; Negro; Memória.

Para ler o trabalho completo, clique sobre o título no corpo do texto. 

Como de praxe essa bibliografia estará em nosso espaço "Miracema e Bibliografias"..

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