Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 19 de março de 2025

PÁDUA: Inauguração SAMU


Unidade do SAMU agora em Pádua e região!

192 é o número do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

A cidade de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, agora conta com os serviços do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Em cerimônia realizada na sexta-feira (14), com a presença de autoridades públicas, servidores da unidade e populares, a nova sede descentralizada do SAMU foi inaugurada em um espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Pádua, na RJ-186, no bairro Divinéia. A localização foi escolhida estrategicamente para atender às demandas regionais.

A implantação da base descentralizada do SAMU foi possível graças à mobilização do prefeito de Pádua, Paulinho da Refrigeração, por meio do CONSPNOR (Consórcio Multifinalitário do Noroeste), do qual é presidente.

O secretário municipal de Saúde de Pádua, Rafael Lions, destacou o processo de transformação e reforma do imóvel, para adequá-lo às condições necessárias para receber o SAMU:


“O objetivo era instalarmos a unidade em um ponto estratégico para atender à visão regional que o prefeito idealizou. Gostaria de agradecer a todas as secretarias municipais que trabalharam juntas para transformar esse espaço e torná-lo apto a receber o SAMU”, afirmou Rafael.

O SAMU tem como missão trazer mais agilidade no atendimento de urgência. A disponibilidade de ambulâncias básicas e avançadas permite um atendimento emergencial eficiente, garantindo o encaminhamento adequado para hospitais ou casas de saúde.

O secretário municipal de Programas e Projetos, Ézio Tavares, ressaltou que a chegada do SAMU representa um marco para a região:

“São 27 profissionais, que chamamos de ‘samuseiros’, atuando 24 horas por dia, sete dias por semana”, destacou o secretário.

O SAMU em Pádua contará ainda com um Centro de Treinamento (NPP), voltado para a capacitação contínua dos profissionais de saúde.

O prefeito municipal de Pádua, Paulo Roberto Pinheiro, enfatizou a estrutura que está sendo formada na cidade para garantir mais segurança à população paduana:

“A inauguração do SAMU representa mais um avanço para a cidade, visto que já contamos com a presença da Guarda Municipal, do batalhão do Corpo de Bombeiros e do PSF, todos localizados na RJ-186. Agora, com a unidade do SAMU, Pádua se consolida como uma referência em políticas públicas voltadas para a saúde e segurança”, destacou o gestor municipal.

Durante o evento, os profissionais do SAMU realizaram uma simulação de acidente, demonstrando os procedimentos adotados em casos de emergência. A direção do SAMU Pádua também anunciou oficialmente o número de atendimento 192, que passou a estar acessível à população a partir da inauguração.

Utilidade Pública: Quando chamar o SAMU 192? Problemas cardiorrespiratórios, Intoxicação exógena e envenenamento, Queimaduras graves, Casos de maus-tratos, Trabalhos de parto com risco para mãe ou bebê, Tentativas de suicídio, Crises hipertensivas e dores no peito de início súbito, Acidentes/traumas com vítimas, Choques elétricos, Acidentes com produtos perigosos, Suspeita de infarto ou AVC, Agressão por arma de fogo ou arma branca, Soterramentos e desabamentos, Crises convulsivas, Transferências inter-hospitalares de doentes graves. 

Outras situações de urgência e emergência, com risco de morte, sequelas ou sofrimento intenso.

ASCOM Pádua – Rafael Peixoto

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG