Arquivo VAGALUME

domingo, 23 de maio de 2021

PRAÇA JAIR DO NASCIMENTO

A Praça Jair do Nascimento foi assim denominada pela Lei municipal n. 784, de 26/08/1999:
Dá nome de Jair do Nascimento a uma Praça da Cidade.
A Câmara Municipal de Miracema aprova e eu Prefeito Municipal sanciono a seguinte LEI:
Artigo 1º. – Fica denominada Praça Jair do Nascimento, a Praça existente em frente ao Hangar, no Campo de Aviação.
Artigo 2º. – Fica o Chefe do Poder Executivo autorizado a mandar confeccionar a referida placa.
Artigo 3º. – Esta LEI entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA, 26 DE AGOSTO DE 1999
Gutemberg Medeiros Damasceno
Prefeito Municipal.

Boletim Oficial n. 558, de 16/11/1999.

É difícil que um miracemense não saiba quem foi o patrono dessa praça. Mais conhecido como Jair Polaca, era uma figura admirada, respeitada por todos. Quem foi Jair do Nascimento? O saudoso jornalista miracemense José Renato Martins Mercante assim escreveu em seu jornal "O TEMPO", n. 342, de 14/04/1999, logo após o falecimento daquele:

Jair Polaca (07/06/1913-10/04/1999)

Aos 85 anos, faleceu Jair do Nascimento, o Polaca, um dos maiores desportistas e carnavalescos do Estado. Deixa três filhas com sua esposa Silda Rodrigues do Nascimento, 15 netos e 14 bisnetos. Foi sepultado em Miracema, sua terra natal, num dos maiores acompanhamentos da história da cidade. Tinha 4ª. série primária – estudou com dona Rosa de Carvalho, mãe do poeta Barroso de Carvalho (Vol. II – BCR).

De roupeiro a jogador e técnico, foi tudo no Miracema Futebol Clube. Ganhou títulos e homenagens – benemérito da Federação de Futebol do Estado e personalidade do ano, entre outras.

Jair foi lavrador de café, em Miracema, indo depois para a casa do empresário Chicralla Amim, Companhia Manufatora Fluminense (Niterói), Diretoria de Engenharia do Ministério da Guerra e Teatro Carlos Gomes (Rio).

Corria como galinha polaca nos jogos e ganhou o apelido que o imortalizou. Começou no carnaval aos 14 anos, no Rancho Aventureiros. Desfilou na Mangueira e criou o Rancho Bola Preta, que virou a Escola de Samba Chacrinha.
Jair Polaca com a bandeira do GRES Chacrinha. Fonte: Jornal Liberdade de Expressão, divulgada no Logradouros de Miracema, capítulo Praça Jair do Nascimento.

O jornal miracemense "Dois Estados", publicou em 20/04/1999:

    Nascido na fazenda da Lagoa Preta, em 1913, Jair era filho de Olympia da Conceição e Francisco Pedro do Nascimento. Trabalhador rural, operário em Niterói e no Rio de Janeiro, inclusive na companhia do famoso Pascoal Segreto, no Teatro Carlos Gomes (Praça Tiradentes, Rio de Janeiro).
    Casou-se com Zilda Rodrigues com quem teve três filhas: Jaísa, Janeide e Janilda e, através delas, 15 netos e, destes, 14 bisnetos.
    Cursou até a 4ª. série primária, na escola de Rosa Carvalho (mãe do poeta Barroso de Carvalho), na rua das Flores. Um dos seus netos diz que ganhou o apelido de Polaca pelo fato de correr com tanta velocidade "como uma galinha polaca". Mas o Dr. Maurício Monteiro, que escreveu o melhor artigo sobre ele, afirma que a alcunha de Polaca foi devido à Constituição autoritária de 1937, promulgada por Getúlio Vargas que recebeu o nome de polaca, em referência à original fascista.
    De qualquer forma, Jair Polaca fez história no futebol. Não sendo um craque, era muito esforçado, veloz e um apaixonado pelo esporte. Dedicou-se ao Miracema Futebol Clube, no qual foi jogador, técnico e presidente. Entre tantos títulos conquistados, a Copa Norte Fluminense de Futebol. Foi referência de matéria da Revista Placar, assinada por José Maria de Aquino que lembrou: "Jair Polaca só acertava o gol quando errava o chute".
    Fez tanto pelo futebol, que a Federação de Futebol do Estado agraciou-o com o título de Benemérito, "pelos relevantes serviços prestados aos desportos". Mas Jair Polaca também foi carnavalesco. Aliás, aos 14 anos desfilou pela 1ª vez, no Rancho Aventureiros. E, na década de 30, desfilou na Estação Primeira da Mangueira. Em 1950, criou o Rancho da Bola Preta, depois, Escola de Samba do Chacrinha, o que lhe rendeu um convite para participar do programa do Chacrinha, em 1964, quando levou alguns integrantes e recebeu um troféu do Velho Guerreiro.
    A despeito de ter sido uma pessoa humilde e pobre, Jair Polaca sempre foi reconhecido pelo seu trabalho em prol da comunidade, do esporte e da cultura popular.
    Recebeu muitos títulos como Amigo do Bairro Santa Tereza, Diploma da Liga Desportiva Miracemense, Personalidade do ano, em 1977, pela Câmara de Vereadores e, o que era para ele mais importante, o reconhecimento ao seu trabalho nas ruas, pelo povo. Jair Polaca deixa saudades.
    Faleceu aos 85 anos.
"Pedalando em Miracema com seu inseparável chapéu". Acervo do jornal Liberdade de Expressão, divulgado no Logradouros de Miracema.

 No jornal cultural de Miracema, o "Liberdade de Expressão", sua saudosa diretora, Ricarda Maria Leal Alvim, dedicou-lhe uma rosa, em sua coluna "Nossa Rosa de Hoje é Para Quem?", Liberdade de Expressão, nº 13, 01/05/1999:

Nossa Rosa de Hoje é para Quem?

Hoje tudo se torna saudade dentro da história de nossa Terra. Miracema silencia diante do vazio deixado por alguém que construiu os próprios caminhos, enriquecendo a história de nosso Município.

É o rosto do folclore puro e simples abraçado e incorporado à sua imagem, marcando a trajetória do universo cultural, sempre costurado, bordado com o seu inconfundível estilo, registrando com entusiasmo as manifestações culturais de nosso povo voltadas para o futebol e o carnaval, suas grandes paixões.

Dentro dos pensamentos, das recordações daqueles que viveram o seu tempo, ecoam ainda os gritos vibrantes que cobriam o campo de futebol provocados pelas exibições e as malandragens próprias de um exímio jogador.

Como técnico tudo fazia para que o Miracema Futebol Clube se destacasse e ele pudesse dormir enrolado nas cores de seu time. Assim foi avançando sobre o seu tempo, deixando sempre rastros de vitória e do prazer de ser feliz.

Nos carnavais miracemenses ele desenhou com sua sensibilidade uma surpreendente viagem contornando a alegria que derramava durante as festas carnavalescas, quando apresentava na passarela o que todos esperavam e se contagiavam com os seus abre-alas, porta-bandeiras, baianas e todo o corpo da inconfundível Escola de Samba Chacrinha.
Curvado em sua inseparável bicicleta, ele carregava o seu passado, dentro de suas saudades, e o distribuía a todos que passavam e sabiam que dentro daquele universo residia um pedaço inestimável de nossa cultura. Suas marcas expressivas, fortes, simples, sobrevivem alicerçadas na vida de nosso povo, pois o futebol e o carnaval continuam e neles está a figura inesquecível, importantíssima, já enraizada em nossa história.

O "Liberdade de Expressão" volta ao passado e convida o Miracema Futebol Clube e a Escola de Samba Chacrinha para que juntos ofereçam uma rosa, com a cor da saudade e o perfume da gratidão, que será eternizada em sua vida, Jair do Nascimento, - "Jair Polaca", na memória, no coração de cada um que teve o privilégio de conhecer sua vida, suas raízes, sua história.
No desfile da sua Escola de Samba Chacrinha, a vermelho e branco. Foto: acervo do jornal Liberdade de Expressão, divulgado no Logradouros de Miracema.

Tentamos sintetizar um pouco do que foi reunido em Logradouros de Miracema no Capítulo dedicado à Praça Jair do Nascimento, que homenageia esse miracemense de grande valor.

Jair Polaca também é patrono de uma quadra de esportes, conforme Lei n.. 942, de 10/06/2002:

Dá nome de Jair do Nascimento (Polaca) a Quadra de Esportes localizada no Estádio Municipal Plínio Bastos de Barros.
A Câmara Municipal de Miracema aprova e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º - Fica denominada Jair do Nascimento (Polaca), a Quadra de Esportes localizada no Estádio Municipal Plínio Bastos de Barros, nesta cidade.
Art. 2º- Esta LEI entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIRACEMA, 10 DE JUNHO DE 2002.
GUTEMBERG MEDEIROS DAMASCENO
Prefeito Municipal.
Faltou uma imagem adequada da praça, no antigo Campo de Aviação, porque à época, para Logradouros de Miracema, a localização ficou prejudicada. Tudo indica que é uma praça com gradil e um pequeno parque, à direita, logo no início de quem chega ao antigo campo, logo após a Praça São Benedito.

Essa postagem foi construída a partir das pesquisas registradas em Logradouros de Miracema, as fotografias foram cedidas a partir do acervo do Jornal Liberdade de Expressão, por sua querida e saudosa diretora Tia Ricarda.

5 comentários:

AngelMira disse...

Comentário postado no Facebook:

Sergio Aversa
Angeline Coimbra me emocionei agora! Eu lembrei não dos carnavais da minha adolescência e juventude, que eram ótimos, diga-se de passagem, mas os da infância, onde não tinha escola de samba, mas era o bloco do Jair e o bloco do Calil. Os ensaios eram nas ruas da cidade, todo mundo ia pra porta pra ver. Os desfiles muito simples, os integrantes de conga, nos deliciava. Eram lindos na sua simplicidade. Embora não houvesse concurso ou julgamento, se discutia qual bloco tinha ganho. Obrigado por ter postado isso e foi bom saber da justa homenagem.

AngelMira disse...

Comentário feito no Facebook:

Amanda Bersacula de Azevedo
Grande senhor Jair Polaca! Meu vizinho de parede (ou de cerca de bambú na época)! Conheço e convivi com sua família que amo! A Jaiza, filha dele, de São Gonçalo, faleceu há poucos meses de COVID. Muito triste!
Lembro do quintal da casa dele cheia de paetês... Minha mãe costurando e bordando para a escola de samba! 💞❤️ Que lembranças maravilhosas! ❤️

AngelMira disse...

Comentário feito no Facebook:

Afranio Jose Cruz Franco
Eu era jair polaka "vermelho e branco" o bloco do jair era na rua da laje tinhamos barracões e tudo o mais. Me lembro das fogueiras na rua e o pessoal da bateria ajustando seus bumbos e pandeiros... outro dia ao vacinar encontrei com a mestre sala daquela época linda até hoje cabelo estilo Pina da beija flor . Bons tempos. Fora o carnaval Jair Polaka era tecnico de futebol.....

AngelMira disse...

Comentário no Facebook:

André Barros
Saudades desse tempo!!!! Merecida a homenagem a Sr. Jair Polaca. N esquecendo , tb do nosso Saudoso Calil Saluan Neto, da Unidos no sambas e na cor

AngelMira disse...

Comentário no facebook:

Saulo Dutra Ferreira
O Jair foi uma pessoa muito importante para o município culturalmente mas muito pouco reconhecido.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG