Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 17 de junho de 2021

PALAVRA DO DIA - GANDULA

 


Como se observa do significado da palavra gandula no dicionário da língua portuguesa, trata-se da pessoa que, no jogo de futebol, de tênis, etc., busca e devolve a bola aos jogadores.

O que essa blogueira não imaginava é que a palavra "gandula" se origina de um jogador de futebol.

Gandulla, 1940, via Wikipedia
Segundo o site, Agenda Bafafa, o vocábulo veio do nome do jogador argentino Bernardo José Gandulla (1916-1999), que era muito conceituado em seu país e chegou ao Rio de Janeiro em 1939, para jogar no Vasco da Gama.

Nascido em Buenos Aires, Gandulla virou o substantivo para o garoto que busca e devolve a bola que sai de campo. Há, porém, duas versões para o batismo, afirmam Bafafa e a Folha de São Paulo.

Na Argentina, prevalece a ideia de uma homenagem, visto que o argentino tinha o hábito incomum no Brasil de correr para buscar a bola fora de campo, mesmo quando a reposição pertencia ao rival. O gesto nobre teria gerado boa impressão aos torcedores, dirigentes e jornalistas, que denominaram "gandulas" os garotos à beira do gramado, justamente numa época em que os estádios ganhavam imponência e tamanho.

No Brasil, o que prevalece é uma interpretação mais jocosa, pois Gandulla não disputou algumas partidas por problemas burocráticos e assistiu ao jogo do lado do campo. Tendo feito mau torneio, os adversários afirmavam que ele só servia mesmo para buscar a bola.

Rodrigo Bertolotto, repórter a FSP, afirma que apesar de antagônicas, as duas ideais são complementares. O jornal também informa que "em 1973, também foi criado o Prêmio Gandula, dado aos melhores atletas, técnicos e torcidas. "Todos os prêmios têm nome de gente importante. Faltava homenagear a figura mais humilde do futebol", diz Wilson Brasil, organizador da premiação encerrada em 1980.

O próprio Gandulla ganhou o prêmio, mas não pôde comparecer à cerimônia. Graças à premiação, porém, tomou conhecimento do percurso de seu nome pelo Brasil.

Informações Bafafa e FSP/ Imagem Wikipedia.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG