Arquivo VAGALUME

sábado, 11 de setembro de 2021

RECITAIS CARLINHOS MOREIRA, ALUNOS E CONVIDADOS, COMO TUDO COMEÇOU.... Parte 1

Professor Carlinhos Moreira e sua amada Guacira

O saudoso Marcelino Alvim Tostes, em seu jornal "Página Um", publicou em novembro de 1999 o seguinte registro sobre o músico Carlinhos Moreira Nunes. Quando encerrou os trabalhos do jornal, arquivou num site, denominado "Baú do Marcelino" em 29-out-2008, de onde resgatamos e enviamos a Logradouros de Miracema (volume IX), que incluiu no capítulo referente à Escola Municipal Solange Coutinho Moreira. De lá extraímos essas informações sobre o professor e o Recital Prof. Carlinhos Moreira, Alunos e Convidados.

Pergunte ao Carlinhos quais os instrumentos que ele ensina a tocar. Garantimos que a resposta será: "Eu ensino tocar qualquer tipo de instrumento. Na realidade, o que eu ensino é música e quem conhece a música e possui uma inteligência lógica aguçada, pode tocar qualquer instrumento". Violão, gaita, bandolim, flauta, requinta, violino... todos ele os Carlinhos domina.

No dia 19 de novembro, no Centro Cultural Melchíades Cardoso, Carlos Moreira Nunes recebeu do prefeito Gutemberg Damasceno o "Prêmio Mérito Cultural Dr. Hermes Simões Ferreira" (Vol. III – MMR), concedido pelo Conselho Municipal de Cultura, composto por Glória Maria da Consolação Freire Vargas de Oliveira, Marcelo Salim de Martino, Neide Freitas Guterres, June Souza Carvalho, Raul do Couto Leal e Geovanina Richard Mercante, prêmio este concedido anualmente a pessoas de destaque no meio cultural.

Carlinhos herdou de sua família o dom e a afeição pela arte, especialmente a música. Seu ramo familiar paterno é composto basicamente de músicos profissionais - quem não se lembra, por exemplo, da famosa concertista e professora de piano Dona Onidéia, tia de Carlinhos? E da família de sua mãe - "as Moreiras", herdou o dom para ensinar, sendo hoje considerado um dos melhores professores de música da cidade. É ele mesmo quem diz: "Hoje eu amo o que faço e acredito que não conseguiria mais viver de outra forma".

Carlinhos, com toda a sua modéstia, acredita que a arte não é, em absoluto, um aprendizado, mas sim o dom de criar e recriar utilizando todo e qualquer tipo de aprendizado: "Arte é a criação. É propriamente o exercício do talento". Sua outra arte, o artesanato, é feito basicamente com corda ou sisal, e móveis de cana-da-índia, ou bambu, como é mais conhecido. Já chegou até a constituir uma firma para comercializar sua produção, porém encontrou inúmeras dificuldades e acabou desistindo. Resolveu se dedicar mesmo à música, que é o que realmente gosta.

Muitas pessoas costumam caracterizar o artista como um desocupado. Esse é um estereótipo maldoso. O artista trabalha e muito! O que muitas pessoas não entendem é que eles, os artistas, produzem o alimento para a alma e não para o corpo, como faz a maioria.

Na mesma época do baú, em 16-jun-2008, o município divulgou em sua página, no site oficial, o seguinte texto, 'História dos Recitais":

Tudo começou em 1983 quando Carlinhos Moreira voltou a morar em Miracema, onde resolveu ministrar aulas de violão. Para divulgar seu trabalho resolveu fazer uma apresentação, e junto com o pessoal da extinta AMARTE (Associação Miracemense de Arte) fez o 1º RECITAL realizado no Colégio Cenesista Nossa Senhora das Graças, se apresentou junto com o violonista Paulo César Botelho da cidade de Vassouras. No repertório vários clássicos para violão como “Lá Catedral”, “Recuerdos de Alhambra”, “Czardas”, “Bachianinhas Nº 1” e composições de Carlinhos Moreira: “Lelé no Biscoito” um chorinho e “A chave” peça para violão solo.

A partir daí todo ano realizava-se um recital sempre com a participação de convidados e a inclusão de alunos.

O II RECITAL realizado no ano de 1984, os dados foram perdidos na ultima enchente, salvaram-se algumas fotos, tivemos a participação de alunos e convidados entre eles, Xavier da Silva, e Charles Rossi.

O III RECITAL foi realizado no dia 6 de dezembro de 1985 e o IV RECITAL no ano de 1986, eles também foram realizados no Colégio Cenesista Nossa Senhora das Graças, dos quais infelizmente só temos registro em algumas fotos. Devido às viagens ao Caribe e a outros problemas particulares, o V RECITAL só veio a se realizar no dia 18 de julho de 1993, ao ar livre, na Praça Dona Ermelinda. Com a participação de alunos e convidados. No repertório: Pixinguinha, Caetano Veloso, Jacob do Bandolim, além das composições de Carlinhos Moreira: “Minas Gerais”, “Todos os sons” e “Poema para Marcelo”.
O VI RECITAL também foi realizado na Praça: Dona Ermelinda no dia 18 de dezembro de 1994. Com a participação de alunos e convidados. No repertório: Villa-Lobos, Waldir Azevedo, André Victor Corrêa, Tom Jobim, e como sempre algumas composições de Carlinhos Moreira: “Swing Isadora” e “Dois mil”.
O VII RECITAL marcou uma nova fase com a mudança de local, os Recitais passaram a ser apresentados no Aero Clube (Casa da Amizade), realizado no dia 7 de setembro de 1995.

O VII RECITAL teve a participação de alunos e convidados. No repertório: João Pernambuco, Milton Nascimento e Fernando Brant, Steve Wonder, Nico Assumpção e claro canções de Carlinhos Moreira: “Madrugada” e “Índia”.

O VIII RECITAL foi realizado no dia 20 de dezembro de 1996, com a participação de alunos e convidados, ao qual destacamos a professora de piano Nedymélia Felix e o maestro Antônio Paiva. No repertório: Pixinguinha, Bach, Mozart e as composições de Carlinhos Moreira: “Coisa novas”, “Dois mil”, “Tirando pedras do caminho”, “A mágica do som” e “Popular”.

O IX RECITAL foi realizado no dia 6 de novembro de 1997, com a participação de alunos e convidados. No repertório: Augustin Barrios, João Pernambuco, Zequinha de Abreu, Franz Schubert, e as composições de Carlinhos Moreira: “Todos os sons”, “Casa da boa música” e “Mascara de boi”.

O X RECITAL foi realizado no dia 3 de setembro de 1998, com a participação de alunos e convidados. No repertório: Paulinho Nogueira, Djavan e as canções de Carlinhos Moreira: “Tema Nº 1”, “Grão de areia” e Armas musicais".

O XI RECITAL foi realizado no dia 6 de outubro de 1999, com a participação de alunos e convidados, ao qual destacamos o violinista José Sérvolo Leal de Juiz de Fora, MG. No repertório: Pixinguinha, Egberto Gismont, e as composições de Carlinhos Moreira: “Cenas do cinema brasileiro”, “Ouro preto” e “Nu com a mão na bossa”.
O XII RECITAL foi realizado no dia 26 de outubro de 2000, com a participação de alunos e convidados. No repertório: Egberto Gismont, Sinhô, Antônio Calado, Pixinguinha, Tom Jobim e as composições de Carlinhos Moreira: “Serenata”, “Tirando pedras do caminho”, “Nosso olhar” e “Folia da natureza”.

O XIII RECITAL foi realizado no dia 4 de outubro de 2001, com a participação de alunos da sala de música Luiz Gonzaga de Oliveira (Gonda) do CIEP 267 coordenada pelo prof. Xavier, alunos de Carlinhos Moreira e convidados. No repertório: Adoniran Barbosa, Mozart, Pixinguinha e claro as canções de Carlinhos Moreira: “Dança das sombras”, “Sonho”, “Céu”, “Dois mil” e “As cores do Brasil”.

O XIV RECITAL foi realizado no dia 31 de outubro de 2002, com a participação dos alunos do CIEP 267, os alunos de Carlinhos Moreira e convidados. No repertório: Ferd David, Pixinguinha, Wilder Alvim, Donald Byrd e as composições de Carlinhos Moreira: “Ouro Preto”, “Feito em casa” em parceria com Lilito e “Entre o jazz e o baião”.
O XV RECITAL realizado no dia 9 de outubro de 2003, com a participação dos alunos do CIEP 267, os alunos de Carlinhos Moreira e convidados ao qual destacamos o trompetista Fábio Correa (Índio). Neste Recital Carlinhos Moreira ousou ao montar um repertório somente com suas composições: “Nu com a mão na Bossa”, “Mantra Caipira”, “Swing Isadora”, “Um dia na Roça”, “O Telhado” (parceria com Lilito), “Índia (Country nosso de cada dia)”, “Nosso Olhar”, “Folia da Natureza”, “Poema para Marcelo”, “Eu não sei falar inglês”, “VidaA novA (choro para Xoxô)” e “Mascara de Boi”.
O XVI RECITAL realizado no dia 01 de novembro de 2004 marcou uma nova fase com a mudança do local do evento para o Espaço Cultural do Clube XV. Novamente a participação dos alunos e convidados entre eles o baixista Paulo Titoneli e a guitarrista Valéria Gomes. No repertório músicas de Milton Nascimento, Andrés Segóvia, Paulo Bellinatti, Guinga e as composições de Carlinhos Moreira, “As cores do Brasil”, “Serenata”, "Nossa Lei” e “Vida Nova”.

O XVII RECITAL foi realizado no dia 28 de julho de 2005, com a participação dos alunos do CIEP 267, os alunos de Carlinhos Moreira e convidados entre os quais o baterista Marcos Niedo de Niterói e o trombonista Alan de Macaé. No repertório músicas de Guinga, Bach, João Bosco, Milton Nascimento, Tom Jobim e Carlinhos Moreira.
O XVIII RECITAL foi realizado no dia 21 de julho de 2006, com a participação dos alunos do CIEP 267 (Sala de música Luis Gonzaga de Oliveira o “Gonda”) prof. Xavier, os alunos de Carlinhos Moreira e convidados entre os quais o violonista Paulo Almeida de Vassouras e o trombonista Hélio Rodrigues de Macaé. No repertório músicas de Guinga, Vivaldi, Pixinguinha, Hermeto Paschoal, João Pernambuco e Carlinhos Moreira.
Finalmente chegamos ao XIX RECITAL que foi realizado dia 31 de agosto de 2007, às 20 h, no Espaço Cultural do Clube XV, com a participação de alunos e convidados ao qual destacamos o violonista Paulo César Botelho e o cantor e compositor Flávio Radamés ambos de Vassouras, RJ, e o saxofonista Gim Alves, miracemense que hoje faz parte da Banda do 2º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais.
Este ano (2008) com data a ser definida teremos o XX RECITAL.

****** 

Sobre o XX Recital, realizado em 2008, o registro é do Jornal O Porta Voz, n. 682, de 30-set-2008:

A noite miracemense brilhou na última sexta-feira, dia 12/09 com o 20º. Recital do Professor Carlinhos Moreira, alunos e convidados, um dos eventos culturais mais esperados de Miracema. No repertório, músicas clássicas, MPB, chorinhos e autorais. O recital contou com as participações de alunos da Escola de Música Luiz Gonzaga de Oliveira do Ciep 267, alunos e ex-alunos da Escola Municipal de Música, Academia do Choro (Lilito, Paulão, Carlinhos, Jadinho e Batista).

A bonita voz de Patrícia Nascimento; a guitarra de Felipe Costa; o teclado de Sandro Márcio Rosa de Souza; a clarineta de Samuel Vantuil; o trompete de Rafael de Souza e o Sax-Alto de Gim Santana fizeram o tempero especial. Intercalando as apresentações, Carlinhos Moreira e sua esposa Guacira entregaram troféus de agradecimento às personalidades e amigos que ajudaram à realização dos Recitais.

No final, emocionado, Carlinhos Moreira agradeceu a presença do público, aos músicos e amigos e disse estar feliz ao completar os vinte anos de Recital.

O evento foi mais uma realização da Prefeitura de Miracema, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e do Centro Cultural Melchíades Cardoso.
Para encerrar essa primeira parte, que está longa, O Jornal Liberdade de Expressão, de set/2009, faz um balanço desse vigésimo recital.
O evento contou com a participação de 30 alunos e 18 convidados, passaram pelo palco 17 diferentes instrumentos, foram executadas 20 músicas dos mais variados estilos, o violão instrumento altamente popular passou pelo clássico em peças solos, em quartetos e até uma mini orquestra compostas por nove violões, a guitarra teve uma promessa de talento com Felipe Costa, o teclado passou pelo blues com o mais novo professor da Escola Municipal de Música Sandro Rosa, a percussão deu seu show com os meninos do CIEP 267, a voz da singela cantora Patrícia encantou a todos, O Grupo Academia do Choro representando um dos mais puros ritmos brasileiros, os instrumentos de sopro que viajaram nos improvisos característicos do jazz com os talentos musicais Gim Santana (sax), Samuel Ventuil (clarineta) e Rafael de Souza (trompete), alguns com apenas seus 9 e 10 anos, subiram ao palco pela primeira vez, uma aventura que com certeza vai ficar marcada para sempre em suas vidas,

E assim entre erudito e popular a cultura musical de nossa cidade vai sobrevivendo ao caos sonoro imposto pela mídia, um dia quem sabe a verdadeira música possa viver dias melhores, isso nós não queremos negar...

Caso queiram deixar um depoimento sobre o tema, ou para o Prof. Carlinhos, escrevam nos comentários. Ele lerá todos...

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG