Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

NF: SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRIGOS - IFF SÃO JOÃO DA BARRA


Segundo divulgou o G1 Norte Fluminense, terminam nesta sexta-feira (12) os seminários sobre recursos hídricos (SR Hidro) e ecotoxicologia (Secotox), organizados pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). Neste ano, as atividades ocorrem inteiramente em plataforma on-line e incluem palestras, debates e apresentação de trabalhos acadêmicos.

No vídeo acima é apresentada a Conferência de Abertura (SECOTOX/SR-HIDRO) - Da geosmina à microcistina: Crise na qualidade da água no Rio de Janeiro, ministrada pelo Dr. Aloysio Ferrão Filho (Fiocruz)

A programação começou na terça-feira (9). Ao todo, os eventos receberam 288 inscrições, número considerado positivo pelos organizadores.

O Seminário Regional sobre Gestão de Recursos Hídricos é um evento bienal, promovido desde 2007 pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental do Instituto Federal Fluminense (PPEA/IFF). O objetivo, segundo a unidade, é colaborar na difusão de alternativas de gestão dos recursos hídricos, compatíveis com a sustentabilidade regional.

O evento aborda os temas relacionados à disponibilidade e a qualidade da água para os diversos usos necessários, como o abastecimento para a população e a conservação do meio ambiente.

Paralelamente é realizado também o Seminário sobre Ecotoxicologia, com debates sobre os problemas atribuídos aos compostos tóxicos em meios aquáticos, terrestres e atmosféricos. As atividades tratam dos impactos do uso de substâncias químicas no ambiente, para os humanos e para os animais, como, por exemplo, a utilização de agrotóxicos na produção agrícola, a poluição por compostos de petróleo e metais pesados.

Os seminários contam com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), da Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia (Ecotox Brasil), do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras, do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha e do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.

Assim como a conferência de abertura, que consta no início da postagem, no canal do Youtube estão gravadas outras palestras do evento, para quem se interessar.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG