Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 11 de julho de 2022

MIRACEMA: MENSAGEM DE CARLINHOS MOREIRA

Foto divulgada por Carlinhos Moreira, no dia 08-jul-2022: Carlinhos, Rafael Bessa e Sávio Bruno. Tudo indica que foi uma "selfie" de sua própria autoria.

Foi informado ao blogue, pela ambientalistas, Celeste Scramignon, membro da ONG Aminature e membro titular do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Miracema (COMMAM), sobre o convite recebido para Oficinas Participativas de Elaboração - diagnóstico - para Elaboração do Plano de Manejo das Unidades de Conservação Refúgio da Vida Silvestre da Ventania & Área de Proteção Ambiental de Miracema.


A empresa paranaense Detzel Gestão Ambiental é a responsável pelo estudo e elaboração técnica do trabalho. Junto à equipe técnica de campo, está o miracemense Sávio Freire Bruno, biólogo, professor titular da Universidade Federal Fluminense e bastante conhecido pelo trabalho realizado na Serra da Canastra, que recentemente foi tema do Globo Repórter.

As unidades de conservação REVIS da Ventania e APA Miracema foram criadas por volta de 2010 e somente agora está sendo elaborado seu Plano de Manejo. Segundo o INEA-RJ, Plano de manejo é o documento técnico que, usando como base os objetivos gerais da unidade de conservação, apresenta: o diagnóstico, o zoneamento, as normas que devem nortear e regular o uso que se faz da área, bem como a implantação das estruturas físicas quando necessárias à gestão da unidade.

Carlinhos Moreira nos conta que:
Quatro dias acordando às 04:30 da manhã, para levar essas duas feras pelas Matas de Miracema (as que ainda restam). Foram mais de 180 espécies de aves registradas, numa época nada propícia para essa tarefa por causa do frio e da seca. A natureza segue viva e ainda dá tempo do homem conviver em harmonia com ela, pena que além de ver tantas maravilhas, vimos que o desmatamento continua, por isso, é tão importante o Plano de Manejo. Preservar é uma obrigação de todos nós, para que gerações futuras possam beber da mesma água pura que eu, Sávio Bruno, Rafael Bessa e Marco Leitão bebemos dentro da Mata.
Aumentamos um pouco mais a lista de aves registradas em Miracema, que agora possui um total de 248 espécies...
Aguardem o vídeo e lutem por um mundo melhor...


Ao invés de publicarmos algumas fotografias de aves registradas, aguardaremos o vídeo...

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG