Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

"Lula sanciona lei que equipara injúria racial ao crime de racismo"

Ilustração

O presidente Lula sancionou nesta quarta-feira (11), durante a posse das ministras Anielle Franco e Sônia Guajajara, no Palácio do Planalto, uma lei aprovada pelo Congresso Nacional que equipara a injúria racial ao crime de racismo. Trata-se do Projeto de Lei 4566/2021, que tipifica como crime de racismo a injúria racial.

Segundo o jurista, professor da UFF e juiz de direito do TJ RJ, André Nicolitt, em suas redes sociais: Mais do que tipificar a injúria racial como crime de racismo, a lei sancionada pelo presidente Lula, também prevê os racismos esportivo, religioso e recreativo, de modo a impedir o refúgio argumentativo de que o racismo pode se camuflar na forma de brincadeira e entretenimento.

Ademais, é muito importante a regra de interpretação trazida por essa lei, a fim de ajudar a orientar juízes e juízas a adotarem uma hermenêutica antirracista, disse o jurista.

Nicolitt encerrou dizendo: Um grande avanço, fruto de um grande trabalho coletivo. Muita gratidão à Comissão de Juristas Negros e Negras, voltada ao Combate ao Racismo no Brasil. Feliz e grato por ter tido a honra de fazer parte. Seguimos na luta.

Segundo a Carta Capital, o texto amplia a pena para injúria racial de 1 a 3 anos de reclusão para 2 a 5 anos, podendo ser dobrada se o crime for cometido por 2 ou mais pessoas. 

Até então, a injúria racial está prevista no artigo 140, parágrafo 3º, do Código Penal, segundo o CNJ injuriar seria ofender a dignidade ou o decoro utilizando elementos de raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. Já o crime de racismo, previsto na Lei n. 7.716/1989, implica conduta discriminatória dirigida a determinado grupo ou coletividade e, geralmente, refere-se a crimes mais amplos.

A nova lei equipara os casos de injúria aos de racismo, que são inafiançáveis e imprescritíveis. O texto também inclui a injúria como parte do Código Penal, na Lei do Racismo.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG