Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 24 de julho de 2009

ALERJ FAZ BALANÇO DAS AÇÕES DA COMISSÃO DE TURISMO NO PRIMEIRO SEMESTRE

O presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio, deputado João Pedro (DEM), destaca o trabalho de interlocução entre o setor privado turístico e as autoridades como o grande feito de seu colegiado no primeiro semestre de 2009.

João Pedro reivindicou, em audiência com a secretária estadual de turismo - Márcia Lins, uma maior atenção à segurança pública e aos transportes e à elaboração do plano diretor do Programa de Desenvolvimento do Turismo do Rio de Janeiro (Prodetur), que possui verbas federais e internacionais à disposição do estado para investimentos no ramo.

"Apesar de esta verba ter chegado para o turismo, estamos tendo dificuldade de elaborar bons projetos. Temos que estimular os envolvidos para que o setor tenha os recursos do Prodetur bem aplicados", afirma.


A comissão também realizou uma audiência em abril para conhecer os dados de uma pesquisa realizada pelo consultor do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Município do Rio, o economista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Mauro Osório. A conclusão tirada pelo deputado deste encontro repetiu o que o democrata também disse durante a reunião com a secretária Lins:

"As melhorias na infraestrutura turística do estado só são viabilizadas durante períodos festivos, mas isso tem que ser revisto e acabar".


De acordo com o parlamentar, o próximo passo da comissão será dar continuidade ao trabalho de regulamentação da Lei Geral de Turismo do Estado. João Pedro diz que, para isso, conversará com secretários de Turismo de diversos municípios fluminenses. Paralelamente, o deputado afirma que cobrará do governador Sérgio Cabral, "de forma contundente", a separação da Secretaria de Turismo da de Esportes e Lazer.

"O turismo merece uma secretaria específica. Os eventos e os esportes têm sua importância, mas, com o perfil que o Rio de Janeiro tem de turismo, ele precisa de um secretário para tratar unicamente da questão, até para que a Turisrio possa cumprir sua função da melhor forma", defende.


O democrata salienta também que o estado deve promover uma política de atração do turismo, como já fazem os estados de Minas Gerais, Bahia e da região Sul do País.

"O Rio, neste cenário, ficou meio que deitado em berço esplêndido. O que a gente quer é estabelecer políticas públicas para que o estado possa voltar a ser a principal atração turística do Brasil", adverte.


Ao todo, no primeiro semestre, a Comissão de Turismo da Alerj realizou três audiências públicas, oito reuniões ordinárias e uma reunião extraordinária.

Fonte: ASCOM da ALERJ

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG