O título dessa postagem é também título de um artigo divulgado no blog "MARKETING 360 GRAUS".
O artigo dá conta de uma pesquisa realizada pela IBM sobre sustentabilidade e responsabilidade social corporativa (RSC). Como sabemos a responsabilidade social é usada pelas empresas para divulgar sua consciência e preocupação com o futuro da sociedade global. Todo site de uma empresa respeitada tem um espaço para o tema, principalmente aquelas de capital aberto que precisam apresentar relatórios periodicamente. Ponto crucial de análise da imagem da empresa. Mas, segundo a pesquisa divulgada a realidade está muito aquém do que seria ideal.
A pesquisa apresentou um quadro esquisito sobre o tema, vejamos:
A pesquisa está disponível em podcast e vídeo no site da IBM.
O artigo dá conta de uma pesquisa realizada pela IBM sobre sustentabilidade e responsabilidade social corporativa (RSC). Como sabemos a responsabilidade social é usada pelas empresas para divulgar sua consciência e preocupação com o futuro da sociedade global. Todo site de uma empresa respeitada tem um espaço para o tema, principalmente aquelas de capital aberto que precisam apresentar relatórios periodicamente. Ponto crucial de análise da imagem da empresa. Mas, segundo a pesquisa divulgada a realidade está muito aquém do que seria ideal.
A pesquisa apresentou um quadro esquisito sobre o tema, vejamos:
De acordo com o levantamento, quase todos os 224 executivos participantes demonstraram comprometimento com a adoção de medidas sustentáveis nos negócios porém foram identificadas falhas em três pontos específicos:
- As empresas não estão apurando e analisando corretamente as informações referentes a RSC, nem consolidando-a com a frequência necessária. Isso significa que não podem implementar alterações concretas para aumentar a eficiência, baixar os custos, reduzir o impacto ambiental e melhorar sua reputação perante seus mais importantes stakeholders.
- Poucas empresas estão obtendo informações suficientes sobre ações de responsabilidade social em relação a seus fornecedores. Com isso perdem uma grande oportunidade de reduzir a ineficiência, o desperdício e o risco que pode se propagar por uma rede de fornecimento.
- A maioria ainda não entende as preocupações dos principais setores com os quais se relaciona, especialmente seus clientes, e não interage efetivamente com eles sobre o assunto. Significa que não estão atraindo conhecimentos valiosos que poderiam melhorar seus negócios e dar acesso a novas oportunidades.
Um exemplo de problema é a coleta de informações sobre emissões de gás carbônico: apenas 19% dos executivos realizam essa prática com frequência em suas empresas.
“Os participantes de nossa pesquisa entendem claramente que integrar considerações de responsabilidade social a suas estratégias de negócios é essencial para seu crescimento e desempenho”, comentou Eric Riddleberger, líder global de consultoria em estratégia de negócios da IBM.
“Mas também é evidente que muitos deles não sabem o que precisam saber para realmente fazer as alterações que melhorariam o desempenho dos negócios e o impacto na sociedade”, completa.
A pesquisa aponta que 87% dos executivos concentram atividades de responsabilidade social na melhora da eficiência e 69% objetivam o lucro. Além disso, apenas 30% analisam as informações para tomar decisões estratégicas em categorias como carbono, água, energia, compras sustentáveis, leis trabalhistas, composição da produção e ciclo de vida de produtos.
Outras conclusões do estudo:
- 24% está analisando estas informações apenas uma vez por mês e 32% apenas uma vez por trimestre.
- 29% não está analisando nenhum dado de suas cadeias de fornecimento. Oito de cada dez não estão analisando dados de fornecedores em relação ao gerenciamento das emissões de carbono e conservação da água, e seis de cada dez não estão verificando os dados dos fornecedores quanto a leis trabalhistas.
- 65% ainda não entende as preocupações de seus clientes sobre questões de RSC. E 37% não está fazendo nenhuma pesquisa ou estudo sobre o tema.
- Apesar da recessão global atual, 60% considera que as iniciativas RSC possuem agora mais importância para suas empresas do que há um ano.
Somente 6% atribuiu menos importância às iniciativas em comparação ao ano passado.
A pesquisa está disponível em podcast e vídeo no site da IBM.
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