Arquivo VAGALUME

terça-feira, 25 de agosto de 2009

ÍNDICE FIRJAN DE DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES EM XEQUE

A postagem que divulgamos aqui, "Cidades do Rio crescem, mas esquecem o dever de casa", está rendendo comentários bem instigantes, não só no blog como na blogosfera do Norte Fluminense. O leitor vagalume comentou:
"Saberia nos dizer como é que procedem a respeito dos índices de desenvolvimentos, no caso de pessa que reside numa cidade, mas vai buscar saúde, renda e ensino em outra?"

Como não conhecemos os índices nem os parâmetros da pesquisa, não temos como responder. Mas, o blogueiro campista Roberto Moraes, que participa do Observatório Social do Norte Fluminense, fez uma postagem bem interessante, que não responde o leitor vagalume, mas traz algumas reflexões sobre a pesquisa FIRJAN divulgada na matéria do jornal "O Dia On Line". Abaixo transcrevemos:

No índice divulgado pela Firjan sobre o Desenvolvimento Municipal (IFDM) que leva em consideração dados de educação, saúde emprego e rendas formais colocaram Macaé em primeiro lugar no estado e 57º lugar a nível nacional.
O índice como muito outros divulgados faz uma média entre estes quatro indicadores medidos. Como qualquer outro índice, ele serve mais para fazer uma série histórica para se comparar o município com ele mesmo, do que, como normalmente é usado para rankear os municípios no estado ou em todo o país.

Sem conhecer detalhes desta tabulação, não é difícil imaginar que a posição de Macaé no ranking é alcançada, mais pela oferta de emprego, que em sua maioria, nada tem de relação com o poder local e sim, com a localização da cadeia produtiva do petróleo, do que com bons resultados na área de saúde e/ou educação.
Em todo o estado a saúde subiu apenas 0,5% que foi o quarto pior desempenho entre os estado brasileiros, enquanto em educação o resultado do estado foi ainda pior: queda de 1,7%.
Verdade, que no caso de Macaé, uma coisa, acaba se relacionado com outra. A grande oferta de emprego atrai mais pessoas, que pressionando a demanda destes dois serviços públicos ligados diretamente ao número de habitantes: saúde e educação.
PS.: Atualização às 00:40 e 00:58: Campos dos Goytacazes ocupa apenas o 11º lugar entre os 92 municípios fluminense. Quissamã o 15º, São João da Barra o 45º, São Fidélis o 54º, Cardoso Moreira 61º lugar, São Fco. do Itabapoana, o 70º lugar e Conceição de Macabu, em 88º lugar. No indicador educação o município de Campos fica em 64º lugar entre os 92 municípios fluminenses.

A postagem original pode ser lida no Blog do Roberto Moraes.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG