Fico pensando: os políticos institucionalizados (aqueles absolutamente integrados ao sistema partidário e subjugados à sua lógica interna, de conformação de lealdades) não devem buscar a verdade. Antes, criam certezas ou conclusões e depois formulam argumentos (ou saem à procura de alguma fundamentação) que sustentem as conclusões já definidas anteriormente. E, por este motivo, acabam destruindo a percepção. O discurso racional é sempre maior que a percepção, porque no mundo político, percepção e subjetividade é algo menor, sem grande credibilidade. O importante é a postura (ou impostura?), a fala racional, a explicação definitiva.
Um comentário:
A corrupção macula o perfil da representatividade coletiva, abala às estruturas institucionais e constitucionais ruindo violentamente toda sustentabilidade no meio social.
Um estigma de improbidades e desrespeito corrói ao longo da história o que deveria ser o
perfil da representatividade e da cidadania.Não obstante à isso, os pilares de sustentação do
organismo social alcançam flacidez e desestruturação generalizada, deixando expostas
vísceras e cicatrizes que oxalá servissem ao menus como objeto de reflexão.
O modelo de independência ao qual fomos submetidos, quando contraposto aos que foram promovidos por quem de fato ostentou interesses mútuos concernente à saúde política de uma nação, fica notório a obscuridade com que se deu o processo no Brasil, o que além de tardio aconteceu de modo grotesco do ponto de vista moral.
Uma inserção involuntária no caráter e na cultura fez com que a maioria absoluta da sociedade
perdesse habilidades no campo do discernimento, impendido-os, quanto a diferenciação entre o vil e o nobre Digladiando-se sobretudo no se que refere aos interesses políticos, na pretensão de lograr proveito uns sobre os outros e sobre o todo.Hajam vista que de certa forma encontram-se amparados por leis simétricas que facilmente se ajustam aos argumentos que se queiram , podendo ser tomadas do ponto de vista mais conveniente, proporcionando vantagem quase sempre para quem já a detém.E assim, está estampado o pano de fundo no cenário político atual que é também o reflexo fiel das tradições e de um legado sangrento estabelecido sobre pé direito da corrupção.
Jonhson HP
Postar um comentário