Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Miracema-RJ
Sr. CARLOS ROBERTO DE FREITAS MEDEIROS
C/C.: Sr. Joubert Rodrigues de Oliveira
Presidente da Câmara de Vereadores de Miracema.
REF.: REURBANIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA PRAÇA GETÚLIO VARGAS – Miracema – RJ
Nós, abaixo-identificados, como é do conhecimento público, integramos um grupo virtual "Conterrâneos e Amigos de Miracema", interessados no bem público de Miracema, das mais diversas formações profissionais, sem nenhum interesse de ganho, financeiro e/ou político, exceto o de contribuir à prosperidade de nossa gente, gostaríamos que seja avaliada a proposta abaixo, como sugestão à RECUPERAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA GETÚLIO VARGAS, nesta cidade, como é do interesse para execução de medidas previstas no Plano Diretor Participativo, de 2006.
Entedemos que a mesma pode ser transformada num novo centro de serviços, lazer e cultura, não só aos que vivem em Miracema, mas, aos seus visitantes, aumentado as atrações turísticas da Cidade, que são tão poucas. Com isto se fomenta lazer, negócios, trabalho e arrecadação de impostos.
Como o Engenheiro Luiz Carlos Martins Pinheiro, novo miracemense, alertou, em correspondência de 2005, a valorização do espaço dessa praça, restaurando a nossa memória ferroviária, irá beneficiar o objetivo de desenvolvimento de políticas que gerem mais um ponto de grande atração pública na nossa cidade.
Outrossim mister se faz restauremos a memória da São Martino, intengrando seus restos de forma harmoniosa, a um novo e retumbante complexo a ser constituído pela praça, de forma a oferecer real atração popular, onde se possa comprar, consumir, papear, assistir espetáculos, obter conhecimento, valorização do entorno da praça, tão depreciado etc.
Sem prejuízo às atividades rodoviárias locais, o novo espaço, só para pedestres, deveria integrar o jardim, a Estação e um memorial à São Martino.
Para tanto encarecemos a realização de um projeto mediante concurso público aberto a quem se interessar possa e julgado por uma Comissão de elevado saber em urbanismo, paisagismo, monumentos históricos etc.
Acreditamos assim estimular, também o turismo, dadas às peculiaridades históricas e à riqueza do patrimônio histórico de nossa cidade, bem como toda a paisagem envolvida pode contribuir sensivelmente ao desenvolvimento e ao progresso de nossa terra, como assim ocorre em todos os locais onde se prioriza esse setor.
Certos de que nossa sugestão será avaliada, colocamo-nos à disposição para quaisquer necessidades.
Atenciosamente.
Angeline Coimbra Tostes de Martino Alves
Luiz Carlos Martins Pinheiro
José Souto Tostes
Terezinha Barros Zoghbi
Antonio Raymundo Siqueira Magalhães
Hélcio Menezes Granato
Otto Guilherme Moura
Celeste Scramignon
Luciane de Martino Almeida
Maria das Graças Tostes Sampaio de Lacerda
03/8/2007
Essa proposta foi enviada por e-mail, com cópia também para o secretário GILMAR MATTOS , em 03/8/207.
3 comentários:
O autor do texto acima nos enviou um comentário por e-mail que abaixo divulgamos:
Amiga Angeline
Esperamos que seja como realmente tem-se proposto à Nova Praça Getúlio Vargas.
Se for apenas uma maquiagem matará tal idéia e contribuirá muito pouco.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos
OBS DO BLOG: SÃO MARTINO, o autor chama a FÁBRICA DE TECIDOS E TECELAGEM SÃO MARTINO.
Angeline
Que bom saber que existem pessoas conscientes e inteligentes em sua cidade. A volta das ferrovias, nem que seja só para explorar o turismo é sensacional.
Visitei várias cidades pelo Brasil afora, e em quase todas as cidades a alegria maior é por conta dos tens. Infelizmente aqui em nossa cidade de Blumenau, as autoridades da época em 1971, não pensavam em um turismo forte, e desativaram a EFSC – Estrada de Ferro santa Catarina. Restou só o esqueleto da Macuca, nome dado ao que restou. Os trilhos foram todos arrancados saqueados, vendidos a preço de banana. É lamentável, mas nossa cidade já acabou com muitas coisas históricas em nossa região.
Abraços Adalberto Day cientista social e pesquisador em Blumenau SC
Caro Adalberto:
Sei o quanto tem propriedade no tema, porém em nossa cidade especificamente, não foi muito diferente. Não vemos a possibilidade de reativar a estrada ferro, somente a antiga estação, que hoje abriga a rodoviária. Porém, a idéia de reativação das ferrovias vem sendo muito bem estudadas pelos vizinhos mineiros da zona da mata, como é o caso citado em postagem anterior de Leopoldina, Cataguases e etc. Devido à proximidade, já que somos municípios fluminenses que divisam com os mineiros, junto com Sto Antonio de Pádua, talvez seja um fator de vantagem para nós no incentivo ao turismo local, dentro do contexto regional. Jà a vizinha cidade fluminense de Pádua, tem algumas condições para isso, pois ainda abriga a antiga estação, com trilhos e um distrito, Paraoquena poderia se reintegrar. São apenas especulações nossas.
Quanto à proposta dessa postagem se faz necessária a revitalização da Pça Getúlio Vargas, onde está a antiga estação ferroviária, com guichês, bar e várias características de estação, que devem ser revigorados, juntamente com a praça que a abriga. Além disso, integram o Centro Histórico da cidade, que recebeu várias obras nos últimos 2 anos, o que exige daquele trecho uma melhor integração e revitalização para que se integre de forma adequada.
Outra coisa contemplada nesse pedido, de agosto de 2007, trata-se da criação de um memorial à centenária Fábrica de Tecidos São Martino, cujo prédio fora destombado, com a manutenção de um pórtico, que deverá ser contemplado num projeto de revitalização do entorno, como é o caso - a Praça Getúlio Vargas.
Acreditamos assim, estarmos revitalizando ainda mais nosso Centro Histórico, já que na região Noroeste Fluminense, somos destaque no item da preservação do centro histórico, apesar de alguns deslizes.
O mais importante é que apesar do uso de audiências públicas e conselhos, na cidade, tão divulgados, a participação popular fica prejudicada por falta de educação patrimonial.
Postar um comentário