Recebemos por e-mail, do leitor vagalume Luiz Carlos Martins Pinheiro, coordenador da obra "Logradouros de Miracema", engenheiro e "contador de histórias", a mensagem abaixo, que também fazemos nossa:
Caríssimos,
Desde 2005 temos defendido a idéia da restauração da Estação de Miracema, como ferroviária, sem prejuízo ao seu uso como rodoviária.Ver LM (II) - GVP.
Isto nos parece devido não apenas pela dívida de Miracema com a ferrovia, mas principalmente pela valorização de importante monumento histórico, do patrimônio cultural miracemense.
Concomitantente engrossamos a defesa do Pórtico da São Martino,também, pela importância da demolida fábrica ao mesmo patrimônio, através de sua transformação num memorial à mesma.
Da ampla, demorada, livre e pública troca de idéias a respeito na Internet, através de grupo miracemense, chegou-se à idéia mais ampla, ou seja, de um Nova Praça Getúlio Vargas que segundo um projeto único não só consolide tais objetivos, mas que a transforme num novo e importante pólo à arte popular, ao lazer e ao turismo, valorizando o seu entorno.
É pois da maior importância quando se volta a falar em obras na praça que tal seja muito bem considerado tecnicamente por quem de direito, antes de qualquer decisão política.
Que Deus a todos ilumine.
Abraços, saúde e Paz do Senhor
Luiz Carlos
Obs.: Onde se lê: LM(II) GVP, entenda-se: "Logradouros de Miracema", Vol. II, Praça Getúlio Vargas.
2 comentários:
Angeline
Achei muito interessante, sobre a Praça Getulio Vargas, e sua revitalização. Aqui em nossa região também temos uma próxima a Empresa Coteminas, que outrora já foi Artex, Garcia. Essa praça tem uma curiosidade, já foi em um local distante uns 100 m, e foi aterrada. Mas foi reconstruída outra com o mesmo nome. Nos anos 50,60 e até 70, era comum não se fazer muitas praças, para que as pessoas não ficassem vagando por elas, pois segundo os empresários, isso afetaria seu desempenho ao trabalho no outro dia. Ou seja, imaginavam esses empresários que as pessoas iriam procurar mais divertimento (namorar, beber) e prejudicaria no rendimento. E assim os anos passaram, e em Blumenau poucas praças existem.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau
Legal, Beto:
Melhor ainda saber essa coisa curiosa sobre as praças, com relação ao rendimento no trabalho.
O que acreditamos é que a Praça Getúlio Vargas, onde se encontra a antiga estação de trem, hj rodoviária, precisa é ser revitalizada, de forma a enriquecer o centro histórico da cidade, que já é um dos nossos pontos fortes no aspecto turístico, ambiental, patrimonial etc.
Tendo em vista esse aspecto, acreditamos que valorizá-lo só restará ao município pontos positivos e que virão de encontro com um planejamento de longo prazo.
Obrigada por suas considerações.
Abs
Angeline
Postar um comentário