O presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado João Pedro (DEM), quer incluir, para o próximo ano, o município de Macaé no Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Foi o que afirmou o parlamentar, nesta terça-feira (27/10), durante uma reunião da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH), em Macaé. "Nosso estado tem o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do País, sendo que 70% desse valor vêm da capital. O interior tem um grande potencial que ainda está adormecido e tem sido pouco explorado. É preciso estimular e desenvolver ações nessas regiões", afirmou o democrata. Segundo João Pedro, os debates ocorrerão também em outras regiões do estado.
Segundo o deputado, o encontro serviu para promover uma reflexão sobre o desenvolvimento do turismo, seus investimentos e a infraestrutura das cidades do interior do estado. "A atividade turística é responsável por R$ 39 bilhões do PIB nacional. Parece muito, mas não é. Nosso estado tem um potencial enorme e, com a proximidade de eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a tendência é aumentar nosso crescimento. Não podemos perder o foco", frisou João Pedro.
O encontro contou com apresentações da ABIH, da Companhia de Turismo do Estado do Rio (TurisRio), do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio), e de representantes do Poder Executivo Estadual, que abordaram também a questão do petróleo na importância para o turismo. De acordo com os debatedores, as atividades econômicas, inclusive o turismo, sofrem dependência direta do petróleo e é preciso pensar em ações que façam com que as cidades se tornem independentes deste mercado. O deputado avaliou como positiva a reunião. "O debate foi importante para trocar experiências e ouvir as necessidades do setor. Dessa maneira, podemos pensar em políticas públicas voltadas para esta região, com o intuito de aproveitar ao máximo as particularidades que ela oferece", finalizou o democrata.
Da ASCOM da ALERJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário