Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

DEPUTADOS DO CONGO VÊM À ALERJ PEDIR AJUDA PARA SEU PAÍS

O intercâmbio entre os parlamentos do Rio de Janeiro e da Província da Katanga, na República Democrática do Congo, foi proposta nesta quinta-feira (29/10), durante reunião realizada na sala 311 do Palácio Tiradentes. Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, deputado Jorge Picciani (PMDB), e a Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional da Alerj, presidida pela deputada Beatriz Santos (PRB), receberam deputados da província africana. O encontro trouxe a importância de uma parceria entre os dois países, enfatizando dificuldades enfrentadas pelos governos e, também, mudanças que proporcionaram melhorias para seus habitantes. "Acredito que o Brasil possa ter uma característica de união com o Congo e aprender com o país, através de uma integração entre os respectivos parlamentos", ressaltou Picciani. Ainda durante a reunião, a presidente da comissão entregou moções de aplausos e congratulações a todos os deputados de Katanga. 

Beatriz Santos aproveitou o encontro para distribuir material sobre o trabalho realizado pela comissão. "Nós precisamos ampliar a campanha contra as discriminações, não só no Brasil, mas em todas as partes do mundo. Estamos oferecendo este material para que, quando voltarem ao Congo, possam transmitir nossa mensagem de igualdade racial e também repassá-la para todos.", concluiu a parlamentar. Os representantes do Congo fizeram uma apresentação sobre a estrutura do país, mostrando os recursos naturais que a região de Katanga tem a oferecer, e demonstraram interesse em desenvolver uma parceria com o Rio. Além disso, a vinda para o Brasil também serviu para que pudessem acompanhar os estudos brasileiros contra o vírus HIV, uma das principais causas de mortes em Katanga, responsável por 5,4% da mortalidade. 

"O Brasil vive seu melhor momento na história, com um operário como presidente da República, que nos últimos anos reduziu a desigualdade social e também construiu mais escolas técnicas do que todos os outros presidentes que já estiveram no poder. E, apesar de o Rio de Janeiro ser um estado rico, tem um grande contingente de pobres, levando a uma queda de qualidade, como na saúde. Mas, estamos investindo para que esses problemas sejam solucionados, como a educação: hoje, o professor do Rio tem o segundo maior salário do País.", relatou o presidente da Alerj. O encontro contou com a participação dos deputados Caetano Amado (PR), Átila Nunes (PSL), Marcus Vinícius (PTB), Nilton Salomão (PT), Paulo Melo (PMDB), Luiz Paulo (PSDB), Gilberto Palmares (PT), Audir Santana (PSC), Armando José (PSB) e Sabino (PSC). 


Fernanda Pedrosa
Diretora de Comunicação Social da Alerj

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG