As belezas e encantos do litoral brasileiro já são velhos conhecidos dos turistas que gostam de viajar pelo País. O que pouca gente sabe é que cidades do interior de Pernambuco, da Paraíba e de Alagoas guardam tesouros arquitetônicos e históricos ligados à produção da cana de açúcar e que é possível visitá-las hospedando-se numa das casas-grandes dos antigos engenhos da região.
Outra faceta turística pouco conhecida dos visitantes do Brasil é o maior conjunto de cânions do país que fica entre as divisas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e promove um verdadeiro deleite aos amantes do Turismo de Aventura.
Essas e outras descobertas serão realizadas por aqueles que embarcarem num dos inovadores roteiros turísticos da segunda edição do projeto Rede de Cooperação Técnica para Roteirização.
No próximo dia 22 de outubro, às 15h, na ABAV 2009, os roteiros serão apresentados em estande próprio, onde equipes especializadas prestarão informações durante todo o evento aos agentes de viagens. No local, também será possível conferir uma exposição de fotos dos atrativos dos roteiros. O projeto é uma parceria entre Ministério do Turismo (MTur) e Sebrae Nacional com gestão do Instituto Marca Brasil (IMB) e Sebraes estaduais.
O Secretário Nacional de Políticas do MTur, Airton Pereira, acredita que os roteiros da Rede de Cooperação são uma excelente oportunidade para as agências e operadoras. “Os roteiros são novidade e foram idealizados com um olhar voltado às necessidades e expectativas do mercado. Além disso, tem um forte caráter de inovação e certamente serão comercializados com facilidade”, acredita.
Os roteiros integram diversos estados nas cinco macroregiões do país. Dival Schmidt, coordenador de turismo do Sebrae Nacional, acha que o projeto é um dos mais eficientes processos de acesso a mercados. “Diante dos eventos esportivos que o Brasil vai abrigar como a Copa do Mundo e as Olimpíadas torna-se obrigatória sua disseminação e uso em grande escala”, comenta.
Para o presidente do IMB, José Zuquim, os roteiros integrados do Rede de Cooperação são um mix de produtos turísticos ordenados dentro de uma identidade temática. “A partir de um variado conjunto de atrativos e serviços podem ser construídas diversas opções de experiências inovadoras para os turistas adaptando-as a disponibilidade de tempo e recursos de cada um”, avalia.
De acordo com a diretora do IMB, Daniela Bitencourt, os novos roteiros formatados pelo projeto contemplam um apanhado de variados atrativos culturais e de ecoturismo das cinco regiões brasileiras “Os roteiros fogem do lugar comum e oferecem aos turistas nacionais e internacionais a possibilidade de uma imersão profunda na cultura e nas paisagens exuberantes do nosso país”, explica.
ROTEIRO INTEGRADO DO SUDESTE
O objetivo deste roteiro e incentivar os turistas a percorrer a região sudeste do Brasil, estimulando o turismo interno entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O foco é no turista auto guiado que hoje já é a maioria que usufrui dos produtos turísticos da região. A idéia é promover uma série de atrativos e estabelecimentos de serviços entre os quatro estados, com acesso através das seguintes rodovias: Presidente Dutra (RJ – SP), Fernão Dias (SP – MG), BR 262 (ES – MG), e BR 101 (ES – RJ). O roteiro inclui 30 municípios referências, pólos turísticos de regiões que oferecem belezas naturais, clima e diversidade cultural, que retratam a região mais rica, de maior tecnologia e potencialidades de mercado do país.
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