Arquivo VAGALUME

domingo, 1 de novembro de 2009

CAMPANHA CONTRA FEBRE AFTOSA

A segunda etapa anual da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa no estado foi aberta pelo secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, nesta sexta-feira (30/10), na Fazenda Airis, em Macaé, Região Norte. Na ocasião, o secretário fez a distribuição de 35 novos veículos para os Núcleos de Defesa Agropecuária, adquiridos com recursos de convênio com o Ministério de Agricultura.
Segundo Christino Áureo, os carros chegam para reforçar a frota dos núcleos em momento muito oportuno.

– Estes veículos já irão atuar na segunda etapa da campanha de vacinação permitindo intensificar as visitas as propriedades, vacinações assistidas e fiscalizações em estabelecimentos que comercializam a vacina, entre outras ações – frisa.
O secretário destaca ainda que o Rio é considerada área livre de aftosa, há 12 anos sem o registro da doença em seu rebanho bovino.


– Esta conquista é para ser comemorada e é resultado do empenho das equipes de defesa agropecuária da secretaria, que vem atuando para manutenção do estado como área livre doença, aliado a conscientização dos pecuaristas sobre a importância da imunização do gado – ressalta.

O lançamento da campanha, que será encerrada no dia 30 de novembro, reuniu criadores, representantes de entidades ligadas ao setor, técnicos da Defesa Agropecuária do Estado e autoridades municipais. O controle da doença tem contribuído para a elevação dos negócios pecuários no estado, permitindo que o Rio de Janeiro se destaque no cenário nacional pela qualidade de seus plantéis, principalmente na produção de material genético (sêmen, embriões, matrizes e reprodutores).
Após a vacinação, o pecuarista deve comparecer ao Núcleo de Defesa Agropecuária de sua região e comprovar a imunização de seus animais, entregando a Declaração de Vacinação. O formulário é gratuito e pode ser obtido nos núcleos ou lojas credenciadas para a venda de vacinas.
O coordenador de Defesa Sanitária Animal da secretaria estadual de Agricultura, Paulo Henrique Moraes lembra que a nota fiscal de aquisição das vacinas também deverá ser apresentada.

O prazo máximo para a comprovação da vacinação é até o quinto dia útil após o encerramento da campanha. O comprovante é sempre exigido para emissão da Guia de Trânsito de Animais (GTA) nos deslocamentos de bovinos e búfalos – explica.

A Fazenda Airis fica no km 5 da estrada Macaé /Glicério – Distrito Córrego do Ouro.

FONTE: Imprensa do RJ
Foto: vacinação contra febre aftosa em Miracema, enviada por Rachel Bruno Siqueira.

2 comentários:

Rachel Bruno Siqueira disse...

Olá, Angeline! O Dr. Antonio Marcio de Paula Bruno, Chefe do Núcleo de Defesa Sanitária Animal de Pádua, que abrange Miracema e cidades vizinhas, junto com Dra. Lia Marcia de Paula Bruno e demais Funcionários da Defesa de MIRACEMA, PÁDUA, S. JOSÉ DE UBÁ ETC. já estão PREPARADOS para iniciar a VACINAÇÃO DA AFTOSA E DA RAIVA ANIMAL ( esta última é opcional SER DADA JUNTAMENTE COM A DA AFTOSA - NÓS, IRMÃOS E OUTROS MAIS CONSCIENTES TODO SEMESTRE O FAZEMOS ), AGORA DIA TRES DE NOVEMBRO: as Equipes de Vacinadores já estão Separadas e Preparadas, com os carros já definidos e as PROPRIEDADES listadas.

Uma DIFICULDADE encontrada pelos VACINADORES: Porteiras trancadas a cadeado e os PRODUTORES AUSENTES, tendo que voltar ao local várias vezes; o que atrasa o serviço e aumenta muito o cansaço destes; pois tem PRAZO PARA CONCLUSÃO DO SERVIÇO E ENTREGA DAS FICHAS COM O NÚMERO DE ANIMAIS VACINADOS E PROPRIEDADES ATENDIDAS.

Dr. Antonio Marcio e Dra. Lia ficaram exaustos em MAIO, pois o CONVÊNIO com a Prefeitura NÃO HAVIA SIDO RENOVADO COM A SECRETARIA ESTADUAL DE AGRICULTURA e a parte da cessão de CARROS, feita pela PREFEITURA, demorou muito, estressando a todos e foi uma CORRERIA SÓ PARA ATENDER A TEMPO AO PROGRAMA DE VACINAÇÃO.

Este agora já está tudo certo para cmeçar no dia tres de novembro, se Deus quiser: SECRETARIAS ESTADUAL E MUNICIPAL, DEFESA SANITÁRIA ANIMAL + PREFEITURA JUNTOS = TRABALHO CORRETO E LEGALIZADO, deixando NOSSA REGIÃO LIVRE DA FEBRE AFTOSA E DA RAIVA ANIMAL!

Com isto, TEREMOS ANIMAIS SADIOS E CARNE DE 1ª QUALIDADE.

O NÚCLEO E O LABORATÓRIO DE BIOLOGIA ANIMAL, de Responsabilidade da Dra. Lia Marcia de Paula Bruno, junto à EMATER E SECRETARIA ESTADUAL DE AGRICULTURA, tem feito um TRABALHO DE DIVULGAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS E DA POPULAÇÃO também, quanto às IMPORTÂNCIA DAS OUTRAS VACINAÇÕES, PARA UM GADO SADIO:
. MANQUEIRA;

. BRUCELOSE ( toda FÊMEA antes dos oito meses );

. TESTE DE TUBERCULOSE PARA O GADO TODO;

. VERMIFUGAÇÃO DO GADO TODO ( dar Vermífugo sempre, desde os pequeninos );

. CONTROLE SÉRIO DOS CARRAPATOS: A EMBRAPA DE JUIZ DE FORA FAZ OS EXAMES DOS CARRAPATOS-MAMONAS ( nesta época agora, até janeiro ), GRATUITAMENTE, enviados via SEDEX PALMA; mandando, também gratuitamente os NOMES DOS MEDICAMENTOS MAIS EFICIENTES PARA CADA PROPRIEDADE, ALÉM DE TODAS AS OUTRAS ORIENTAÇÕES NECESSÁRIAS. AQUI INCLUIMOS OS CAVALOS E CÃES.

www.cnpgl.embrapa.br

mprata@cnpgl.embrapa.br

Rua Eugênio do Nascimento, 610 - Bairro Dom Bosco - 36038-330- - Juiz de Fora - MG
TEL. ( 32 ) 3249-4700 E ( 32 ) 3249-4751

ENCAMINHAMENTO DEVE SER FEITO PARA:

EMBRAPA GADO DE LEITE - ANÁLISE CARRAPATOS.

COLETA DOS CARRAPATOS: Somente os " Mamonas " ( aqueles bem gordinhos e cheios de sangue );
Colocar em CAIXAS DE FÓSFORO OU POTES DE MARGARINA OU MANTEIGA, FURADOS NA TAMPA, para respirarem e NÃO para fugirem;

Quantidade: O MÁXIMO QUE PUDER: de CINQUENTA ( 50 ) PARA CIMA, se tiver muito gado ou cavalo, podendo misturá-los;

Levar aos Correios na 2ª ou 3ª-feira, EM PALMA E MANDAR VIA SEDEX!

MIRACEMA NÃO TEM SEDEX: Propaganda ENGANOSA! 5 DIAS ÚTEIS, DÁ UMA " VOLTINHA " ATÉ CAMPOS, RIO, BELO HORIZONTE E DEPOIS JUIZ DE FORA, onde chega " mortinho da silva ", por R$27,00!

Em PALMA CHEGA NO DIA SEGUINTE OU 2 DIAS DEPOIS, mas tem que chegar dentro da semana de trabalho do PESQUISADOR, Dra. Marcia Prata , Dr. John Furlong........

A EMBRAPA manda TODAS AS ORIENTAÇÕES POR ESCRITO!

Rachel Bruno Siqueira

Rachel Bruno Siqueira disse...

Gostaria de fazer uma CORREÇÃO: Onde eu disse que que os Drs. Antonio Marcio e Lia Marcia passaram um sufoco, na CAMPANHA DE VACINAÇÃO AFTOSA - RAIVA EM MAIO, pela DEMORA DARENOVAÇÃO DO CONVÊNIO COM A PREFEITURA, peço DESCULPAS À PREFEITURA E CORRIJO - Foi COM A COOPERATIVA AGROPECUÁRIA DE MIRACEMA, que NÃO MAIS QUIS CUMPRIR SUA PARTE NUM ACORDO ANTIGO.

Aí foi muita correria e Reuniões, até que a PREFEITURA E A SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA conseguiram fazer este ACORDO COM A DEFESA SANITÁRIA ANIMAL, fornecendo carros e assumindo o pagamento dos VACINADORES; segundo Dra. Lia Marcia acaba de me informar.

Peço desculpas, pois na época o que ficou entendido para nós, PRODUTORES RURAIS, foi que o CONVÊNIO teria sido desfeito com a Prefeitura.

Rachel Bruno Siqueira

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG