A Prefeitura de Porciúncula, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, retoma o projeto de tratamento do lixo, que estava paralisado desde o fim de 2004. A Usina de Triagem e Compostagem de Lixo de Porciúncula reiniciou suas atividades no início deste mês de outubro, trazendo inúmeros benefícios para o município. Além de preservar o meio ambiente, o trabalho gera renda e inclusão social.
Do material recebido, 50% são separados para reciclagem e vendidos pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Porciúncula, que recebe total apoio da Secretaria de Meio Ambiente em suas atividades. Os outros 50 % são soterrados em células preparadas para o recebimento dos rejeitos.
No processo de separação e reciclagem do lixo, os materiais mais reciclados são: o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem ajuda a diminuir significativamente a poluição da água, do ar e do solo.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Maria de Lourdes Alves de Souza, é necessário fazer um trabalho de conscientização com a população para separar o lixo seco do lixo úmido.
- Este processo garante a qualidade dos materiais recicláveis. Começaremos esta etapa na própria prefeitura – disse a secretária.
Fabiano Souza
Decom – Porciúncula
2 comentários:
Vocês destinam qual a porcentagem para pátio de compostagem?
Essa é uma matéria antiga. bem antiga. Qdo você se refere a vocês, está se referindo a quem?
Postar um comentário