Arquivo VAGALUME

domingo, 28 de março de 2010

CABRAL ANUNCIOU A CONSTRUÇÃO DE UPA EM ITAPERUNA

O governador Sérgio Cabral anunciou, durante a inauguração das obras de melhorias operacionais do sistema de abastecimento de água de Itaperuna (23), a implantação de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no município. O prefeito Cláudio Cerqueira de Bastos, o Claudão, participou da solenidade de inauguração, no bairro Vinhosa e comemorou o investimento ao lado do secretário municipal de Saúde, Marcos Tinoco de Oliveira (na foto).
A UPA oferece serviço de pronto-atendimento 24h, inclusive nos finais de semana e dispõe de clínica médica, pediatria, ortopedia e odontologia, laboratório para realização de exames, sala de raio-X, gesso, sutura, medicação e nebulização, além de leitos de observação para adultos e crianças. Dispõe ainda de uma sala "vermelha" com dois leitos com equipamentos para receber e estabilizar pacientes em estado grave até serem removidos para um hospital.
De acordo com o governador Sérgio Cabral a construção das UPAs em todas as regiões do estado não vai resolver todos os problemas de saúde, mas vai minimizar muitas situações. “Através do governo federal vamos triplicar o número de UPAs, o que vai desafogar ainda mais o atendimento nas emergências dos grandes hospitais. Por determinação do presidente Lula serão 500 UPAs em todo o país até o fim de 2010", afirmou o governador.
O secretário municipal de Saúde Marcos Tinoco participou da solenidade e afirmou que aguarda ansiosamente a construção da UPA. "Uma grande conquista não só para Itaperuna, mas para todos os municípios do Noroeste Fluminense. Vamos contar ainda com as ambulâncias do Samu e teremos cerca de cinco médicos de plantão 24 horas, que beneficiarão de início cerca de 300 pessoas. Por isso, acreditamos que a população de Itaperuna terá um grande avanço em termo de atendimento médico”, disse Marcos Tinoco.

DECOM - Itaperuna-RJ

3 comentários:

Blog "O Vagalume" disse...

Recebemos por email, em resposta ao 'newsletter' do blog:
Amiga Angeline

Pelo que estamos vendo as UPAS não passam de mais uma enganação político eleitoreira e de uma distorção do sistema público de saúde.

Em lugar de se apoiar os postos de saúde e similares municipais, bem como, as emergências de entidades filantrópicas, estabelecem uma desnecessária e nefasta concorrência com eles, dispersando imposto e aumentando a indevida atuação estadual nos municípios.

No Rio de Janeiro não servem melhor que os postos de saúde, exceto nas emergências que não disponhem, mas podem ter do mesmo tipo das UPA e com muito mais eficiência.

O fato é que com UPA ou sem ela o serviço público de saúde continua péssimo.


Abraços, saúde, boa semana e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória

Wellington disse...

Uma conquista muito grande para a saúde de Itaperuna. Se a UpA 24 não fosse boa países como Argentina não mandariam seus ministros aqui no Brasil para "copiar" modelos.

Parabéns!
Wellington - Itaperuna

Anônimo disse...

estou muito feliz por ter upa em itaperuna, parabéns.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG