Arquivo VAGALUME

terça-feira, 13 de abril de 2010

"SANEAMENTO BÁSICO DEVE SER PRIORIDADE"

O Blog do Instituto SOS Águas do Brasil divulgou um artigo do Site Tratamento de Água que deve ser divulgado para trazer à sociedade uma reflexão que é sempre salientada e ao mesmo tempo esquecida. Principalmente, por quem ocupa cargo público eletivo, que não se interessa por obras de saneamento básico e infraestrutura, porque não são atraentes e não alcançam a visibilidade necessária a se converterem em votos. Destacamos um trecho:
...poucos candidatos a cargos eletivos no Brasil colocam em suas plataformas de governo a meta do saneamento básico. Evidentemente que enterrar canos não tem charme. Inaugurar como? É um problema quando não existe e, depois de realizado o saneamento, poucos se lembram de quem fez. O brilho está na superfície, onde ficam para a posteridade viadutos, pontes, edifícios e outras obras. Mas a cada R$ 1,00 gasto no saneamento são economizados R$ 5,00 adiante, na saúde pública. Por isso é de se festejar quando o acesso ao saneamento tirou cinco milhões de pessoas da favelização no Brasil, nos últimos 10 anos. Esses dados são da Agência das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).
O número de brasileiros nas favelas diminuiu 16%, de 31,5% para 26,4% da população, contra uma média na América Latina de 19,5%. O acesso ao saneamento básico foi responsável pela saída da metade dos 10,4 milhões de pessoas das condições de favelização no Brasil, entre 2000 e 2010.
Segundo a ONU-Habitat, cinco aspectos são avaliados para se determinar a qualidade de uma cidade e seus habitantes, ou seja, água potável, saneamento, qualidade dos materiais da moradia, densidade de habitantes por casa e segurança da posse. A ONG Trata Brasil aponta que 50,92% da população brasileira tinha acesso a esgoto em 2008, ante 40,08% dez anos antes. Goiânia, Fortaleza, Belo Horizonte e Curitiba estão entre as cidades mais desiguais do mundo. Aparecem logo atrás de Johanesburgo e outras sete da África do Sul com base na renda das famílias, o que está diretamente relacionado com a violência urbana, segundo a ONU. É possível que a cidade mais desigual gere, mais facilmente, certos distúrbios sociais. As favelas pelo mundo receberam mais 55 milhões de novos habitantes desde 2000. Então, que os candidatos a governador e presidente da República lembrem-se disso e de que a boa doutrina para obras será aquela que os fará pessoas melhores e mais justas. O saneamento está incluso. Caso contrário, estaremos confirmando que a ambição pode muito em certos políticos, em outros é vaidade. Mas, para todos, o que vale é o interesse.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG