Essa notícia foi divulgada no sítio oficial do município de São Francisco do Itabapoana, no Norte Fluminense, em junho de 2009:
São Francisco discute ativação de Usina de Lixo
Por Bianca Damasceno Foto Flori Fernandes
A secretaria de Planejamento de São Francisco de Itabapoana visando melhorar a questão do lixo no município realizou, na noite desta quinta-feira (18), a palestra sobre a - Questão ambiental e o funcionamento da reciclagem de lixo -. O palestrante foi o consultor técnico do Sebrae e sanitarista, Geraldo Tavares André Neto.
A secretaria estuda colocar em funcionamento a usina de reciclagem de lixo, que foi instalada a cerca de quatro anos na cidade, através do programa Pró-lixo em parceria com o governo do estado, mas que ainda não começou a funcionar. O município produz cerca de 30 toneladas de lixo na baixa temporada e 70 na alta.
O objetivo da palestra, de acordo com o secretário de Planejamento, Marcelo Garcia, é aprender com a experiência de outros municípios, como o de Miracema que já implantou a usina de reciclagem de lixo. -Queremos ver os erros e acertos das outras cidades onde tem este trabalho para que possamos colocar nossa usina para funcionar de forma organizada-, informou Marcelo.
De acordo com Geraldo André Neto mesmo tendo usina de reciclagem de lixo é preciso que o município crie um aterro sanitário. O palestrante informou que o governo estadual vai fomentar a construção de consórcios municipais para a construção de aterros, através do Plano Estadual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (Pegirs).
O sanitarista ressaltou ainda que é muito importante que as pessoas separem o lixo seco do molhado. -A coleta seletiva ajuda o funcionamento da usina fazendo com que ela gaste menos-, salientou André.
PEGIRS
O Pegirs é uma espécie de seqüência do Pró-lixo, em que o governo divide os municípios em grupos. O aterro é construído na área de maior demanda. O objetivo do Pegirs é acabar com lixão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário