Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 15 de abril de 2010

SEGURANÇA NUCLEAR OU PODER ECONÔMICO?

Sabemos que o debate que vem acontecendo sob o título de "Segurança Nuclear", liderado pelos americanos, é bastante complexo e não somos informados o suficiente para discutir a questão. Mas, ficamos intrigados com certas informações. 
Os americanos lideram há anos sanções ao Iraque, tomaram o poder, mataram o líder iraquiano Saddam Hussein, sob a acusação de terrorismo e de que o Iraque possuía bombas nucleares. Fato este nunca confirmado.
Após vencer toda a resistência iraquiana, matando muita gente, sustentando guerra sem fim, o novo alvo é o Irã. A esposa do ex-presidente americano Clinton,esteve no Brasil e no Chile para 'conversar'... agora reúnem os líderes de vários países para debater a questão.
No Brasil, quando o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad nos visitou, assistimos a várias manifestações em repúdio às relações amistosas do governo brasileiro com o Irã. As acusações eram de terrorismo e a liderança das manifestações era ligada à Israel.
É facilmente perceptível o interesse econômico nas relações entre EUA e Israel. 
Recentemente a Globo News apresentou um mapa, numa matéria que tratava do tema, onde incluía na região em pauta: Israel - com 80 a 90 ogivas (sem divulgar), Irã - com 80 ogivas, China e Paquistão com ogivas também. Interessante, não aparece o Iraque. O caso já foi resolvido, talvez.
Acabamos de receber um infográfico divulgado pelo 'últimosegundo' . Nesse infográfico, a empresa cita que a Coréia do Norte e o Irã foram citados apesar de não terem ogivas.Os números relevantes são: EUA (4.075 ogivas), Rússia (5.192 ogivas), Grã-Bretanha (192 ogivas), França (300 ogivas), Israel (200 ogivas), Irã (zero ogivas), Paquistão (15 ogivas), Índia (75 ogivas), China (176 ogivas) e Coréia do Norte (2 ogivas).
EUA e Rússia estão assinando acordo,bilateral (?) Os números não apontam riscos quanto ao Irã. Talvez o Paquistão, a Índia e a China sejam mais arriscados, não? Esses países já mantêm boas relações com os americanos? Se afirmativo, é uma possível resposta para o que nos intriga. A China é fato que sim, a Índia (país que produz uma enormidade de filmes) também, e o Paquistão?
Um físico da UFRJ, Luis Piriguelli Rosa, entrevistado na Globo News, afirmou que o Paquistão, por ser fronteira com o Afeganistão, é um caso mais preocupante.
Piriguelli, pelo nosso entendimento, mostrou que as relações do Brasil com o Irã têm vertentes político-econômicas. O Brasil toma uma posição importante no contexto mundial.O que justificaria o Brasil aderir à 'esquizofrenia' armamentista e econômica americana?
Expomos tudo isso, porque gostaríamos de saber a opinião e trocar informações com nossos leitores.
Se concordam ou não, o mais importante é sua manifestação. O tema é complexo demais.
Na opinião dessa blogueira, os americanos não se cansam de querer dominar o mundo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prefiro acompanhar calado o noticiário. Tudo muito obscuro. Gostei do modo como o blog levantou o tema.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG