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quarta-feira, 19 de maio de 2010

SÃO JOÃO DA BARRA PODERÁ TER TREM TURÍSTICO

NF10

HISTÓRIA

A história da ferrovia em São João da Barra remete ao ano de 1896, quando a Empresa Ferroviária Leopoldina Railway construiu uma linha ligando a cidade a Campos, estabelecendo algumas pequenas estações ferroviárias no percurso, como a de Martins Lage, Barcelos, da sede do município e de Atafona, que funcionava como estação terminal.
De acordo com o guia de turismo André Pinto, havia interesse da Leopoldina em estender seus ramais até Grussaí, como forma de agradar o presidente Nilo Pessanha, que possuía uma vivenda de verão em Chapéu do Sol.
“Nas décadas de 1930 e 1940, a Indústria de Bebidas Joaquim Thomaz de Aquino Filho usava essa linha para transportar suas bebidas em garrafões que eram protegidos por palhões de tabua. Já em 1950 o trem serviu para trazer os conterrâneos que moravam no Rio de Janeiro e adjacências para as comemorações do centenário de Emancipação Política e Administrativa. No final da década de 50 a linha foi cancelada pelas concorrências das rodovias”, finalizou André.
 
Notícia

São João da Barra poderá contar futuramente com o projeto “Trem de Turismo”. A idéia começa a ganhar força com a visita ao município, na última segunda-feira (dia 17 de maio), de Geraldo Godoy e João Bosco Setti, respectivamente assessor de relações públicas e engenheiro da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).
Em reunião com o secretário municipal de Transportes, João Flávio da Silva Batista; com o subsecretário, Sérgio Romero Lopes Costa; e com secretário municipal Planejamento, Victor Aquino, os representantes da ABPF conheceram um pouco mais sobre o município e sua ligação histórica com a ferrovia, iniciada em 1896.
“É um encontro importante, pois o projeto tem foco no desenvolvimento turístico e cultural, regatando a história da ferrovia em São João da Barra. A iniciativa exige, a princípio, um estudo de viabilidade técnica que poderá apontar para a consolidação do projeto por meio de uma parceria entre a ABPF, detentora de todo acervo ferroviário, e a prefeitura de São João da Barra”, explicou o secretário João Flávio Batista.
Na opinião de Geraldo Godoy, São João da Barra possui uma potencialidade histórica relacionada às ferrovias, desencadeada na atualidade com a implantação do porto do Açu, que utilizará um ramal ferroviário para o transporte de carga.
O “Trem de Turismo”, de acordo com João Bosco Setti, é autosustentável, gerando renda para a equipe de trabalho e indiretamente difundindo os aspectos turísticos e culturais das regiões onde é implantado. “É uma atividade que está em expansão no Brasil, principalmente em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraná”, pontuou.
Em uma visita ao Sesc Mineiro, em Grussaí, os representantes da ABPF conheceram as locomotivas que operam nos ramais internos da entidade. “Atualmente o Sesc tem oferecido passeio de trem para turistas, mas a nossa intenção é implantar esse tipo de atrativo em outros pontos do município”, ressaltou o subsecretário de Transportes, Sérgio Romero, que acompanhou a visita.

Do sítio  da NF10, de Campos dos Goytacazes

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