A candidata a presidente pelo PV, senadora Marina Silva, foi sabatinada hoje pela Uol/Folha. Dos presidenciáveis foi a primeira, o próximo será José Serra do PSDB, previsto para o dia 21. Após sua participação no programa Roda Viva, a candidata demonstra que está aperfeiçoando a retórica. Entre suas colocações destacamos:
1 Marina Silva intitula Dilma Rousseff e José Serra como 'gerentes'; e não diz nada sobre a possibilidade apoiar um ou outro num provável 2º turno. Evoluiu nesse sentido, pois no Roda Viva apenas afirmou ser candidata, já na Uol diz que 2º turno é para ser discutido e pensado 'a posteriori'.
2 Marina Silva diz que Dilma = Serra, ambos são desenvolvimentistas.
3 Marina Silva disse em relação a questão dos 'royalties' e do pré-sal que assumiu caráter político, eleitoreiro com interesse em ganho de votos. O que não deixa de ser uma verdade.
4 Sobre reforma tributária, entre outras coisas, afirmou que o país poderá investir muito mais na educação se puser um dreno na corrupção.
5 Marina falou da saúde com sua experiência de usuária, disse q conhece o sistema de saúde como usuária indigente e também sendo assistida no 5º melhor hospital do mundo, em Massachussetts.
6 A candidata disse que é favor das cotas nas universidades. Mas, afirma que o importante é que tenhamos oportunidade para todos, ricos e pobres.
7 Saia justa na candidata, foi quando perguntaram porque saiu do PT ao ver que não houve apoio nas propostas ambientalistas e não saiu na época do Mensalão? Ela insistiu dizendo que o motivo de sua saída foi porque o PT não foi capaz de incluir na mesma equação desenvolvimento e meio ambiente.
8 No aspecto em que tem se mostrado meio ambígua, a questão econômica, a candidata evoluiu em relação à entrevista no programa Roda Viva: acha que o Brasil precisa continuar perseguindo a meta inflacionária, mantendo a política cambial e a autonomia do Bacen foi positiva. E criticou a política monetária no que diz respeito ao aumento da taxa de juros.
9 Foi questionada sobre a politica internacional, destacadamente o relacionamento com o Irã.Marina Silva disse que a política internacional tem 2 aspectos: o presidencial e o do Itamaraty. Não podendo haver competições. Afirmou que o pres. Lula perseguiu o princípio da cooperação entre os povos e acertou em olhar para outros povos, principalmente a África. No que diz respeito ao Irã, disse que o Brasil é um país de cultura de paz e tem defendido historicamente esse princípio. Disse ser temerária a aproximação do Brasil com o Irã, por ser um país com cultura diferente, que tem problemas em respeitar os direitos humanos. Mas, critica as sanções ao Irã e defende o fim do bloqueio a Cuba. Enfim, nem tanto ao mar e nem tanto à terra. Foi dúbia.
10 Marina Silva disse ser a favor do mandato de 5 anos no Executivo e contra a reeleição.
A candidata mantém o discurso ambientalista, mas não define se apoia José Serra ou Dilma Rousseff no 2º turno, o que é indefinido mesmo dentro de seu novo partido. Compreensível seu posicionamente, mas terá uma saia justa do partido se o 2º turno entre os líderes das pesquisas se mantiver. No mais, defende tanto Lula quanto FHC.
A candidata mantém o discurso ambientalista, mas não define se apoia José Serra ou Dilma Rousseff no 2º turno, o que é indefinido mesmo dentro de seu novo partido. Compreensível seu posicionamente, mas terá uma saia justa do partido se o 2º turno entre os líderes das pesquisas se mantiver. No mais, defende tanto Lula quanto FHC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário