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quinta-feira, 22 de julho de 2010

Gabeira participa de caminhada em Petrópolis

Mais pela causa do que pela campanha política. Recebemos o texto abaixo por e-mail, do Presidente do Movimento de Preservação Ferroviária, Victor José Ferreira. Abaixo transcrevemos:


Mobilização quer reativar a linha de trem Rio-Petrópolis

O candidato ao governo do Rio de Janeiro pelo Partido Verde, Fernando Gabeira, visitará Petrópolis neste sábado (24). Acompanhado do coordenador de sua campanha na cidade, o vereador e líder do partido na Câmara, Thiago Damaceno, Gabeira participará de uma caminhada, partindo da antiga estação de trem do Alto da Serra, às 9h, em direção ao Meio da Serra, fazendo um percurso de 6km.
Em visita anterior à cidade, em abril, o candidato se mostrou comprometido em, caso eleito, reativar a ferrovia que, partindo do Alto da Serra, leva até o Rio de Janeiro. “Gabeira demonstrou um compromisso com algo que beneficiará muito a cidade. O projeto vai beneficiar muito a cidade”, reflete Damaceno.

A filial petropolitana da ASPF (Associação Fluminense de Preservação Ferroviária) recebeu com agrado a notícia, e já se mobiliza para comparecer. “Iremos à caminhada, pois sem dúvida o apoio de Gabeira pode ajudar a alavancar de vez o projeto, tão necessário para a cidade”, diz Osmar Cabral, um dos representantes da filial local da associação.
A reativação da linha de trem, já mobiliza a população, que apoia com assinaturas um abaixo-assinado divulgado na internet. Apenas em seu primeiro mês, a lista reuniu mais de 1.500 assinaturas – hoje, já são quase 2.200 nomes. O projeto de reativação, orçado em R$60 milhões, viabilizaria mais uma forma de transporte até o Rio, trajeto realizado diariamente por petropolitanos e que ganhará ainda mais importância com a chegada da Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos Olímpicos, em 2016.

Para Isabela Verneun, coordenadora do GT (Grupo de Trabalho) Trem em Petrópolis, o apoio de um possível governante vem a somar com o movimento. “Todo apoio é benvindo. É mais uma força que se une ao nosso projeto, o que é fundamental para a reativação”, disse. O pesquisador Antônio Pastori também fica feliz com o apoio do candidato. “Cada pessoa que se junta ao projeto, é um dormente na linha de trem. Gabeira, ao nos apoiar, é uma ponte completa”, afirma.
A Estrada de Ferro Príncipe Grão Pará, primeira linha férrea do Brasil, foi inaugurada em 1883, conduzindo o Imperador Dom Pedro II e a Família Imperial ao Rio de Janeiro. Durante os 81 anos seguintes, a estrada foi usada como ligação entre Petrópolis e a capital do estado. As antigas estações foram inauguradas em 1886, e são utilizadas hoje como centros de cultura e museus.

O trecho entre a estação Leopoldina e a Vila Inhomirim (49km) deverá ser percorrido em uma hora – a serra consumirá 30 minutos da viagem. O projeto inclui dois trens, um operando em cada sentido, com intervalo de 1h30 em cada ponto de partida. Assim, seriam feitas 14 viagens por dia, possibilitando que até 1,5 mil passageiros façam o percurso diariamente, pagando um valor aproximado de R$15 pelo bilhete.

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Antonio Pastori
Consigliere & Ricercatore Ferroviarista

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