Arquivo VAGALUME

terça-feira, 20 de julho de 2010

A HISTÓRIA DO ESCÂNDALO DA DONA DO EMPÓRIO DE COSMÉTICOS L'ORÉAL!

Do Ex-blog do César Maia [15/jul]:

  1. Esta é uma das mais picantes histórias dos últimos anos: o escândalo de Liliane Bettencourt, 87 anos de idade, a mulher mais rica da França (17 bilhões de euros), dona do empório de cosméticos L'Oréal, que envolve um fotógrafo, com fama de boa vida, e um mordomo, que gravava clandestinamente conversas, e que está atingindo de frente o governo de Sarkozy.
  2. Liliane era uma pessoa discreta, cuja vida social se limitava à entrega a cada ano do Troféu Lancôme de Polo, mas que passou a ser a manchete dos principais jornais, quando sua única filha, Françoise Bettencourt, pediu ao mordomo para gravar conversas e, em seguida, apresentou as gravações à justiça para denunciar o envolvimento do tal fotógrafo numa manobra para deixá-la sem herança. Pretende agora declarar a mãe inabilitada para gerir sua fortuna, por não estar de posse plena de suas capacidades mentais. Liliane Bettencourt tivera a boa sorte de ser filha de um astuto químico, que em 1907 inventou a primeira tintura de cabelo e montou as bases de uma das maiores fortunas no mundo ao final do século XX.
  3. Algumas perguntas que se fazem, ainda sem resposta: O fotógrafo boa vida ficará com a fortuna do império L'Oréal? \ É verdade que Liliane Bettencourt abriu dezenas de contas bancárias na Suíça e não declarou a existência de tais aplicações a fim de evadir-se ao pagamento de impostos na França? \ Teria assim procedido com a ajuda do então Ministro do Orçamento? \ Seria verdadeira a acusação feita por sua contadora de que Liliane fez à campanha presidencial de Sarkozy uma doação ilegal de 150.000 euros (o lei permite um máximo de 7.500 euros), mal justificada pelo atual Chefe de Estado?Teria de fato Banier (62 anos de idade), escritor ocasional e fotógrafo da alta sociedade, com a aparência de gigolô empedernido, seduzido Liliane Bettencourt e, aproveitando-se de sua senilidade, obtido doações num valor da ordem de 1 bilhão de euros, além de quadros de Matisse, Picasso e Man Ray? \ Estaria também envolvido nessa história, que mais parece um enredo de Hollywood, o gestor da fortuna, Patrice de Maistre, e o notário da família, que haviam manobrado para mudar o testamento e incluir o fotógrafo?
  4. O escândalo bateu forte no governo, pois o Ministro do Trabalho, Eric Woerth (UMP) e sua esposa Florence tinham até há pouco tempo trabalhado na empresa encarregada de administrar as contas da herdeira e sabiam da fraude na gestão da fortuna de Bettencourt. Pior ainda, Woerth fora, durante três anos, encarregado de lutar contra a evasão de impostos e os paraísos fiscais, como Ministro do Orçamento de Sarkozy.
  5. Com sérios problemas auditivos, viúva desde 2007 e uma das vítimas da fraude de Bernard Madoff em Wall Street, Liliane Bettencourt considera Banier seu "filho adotivo". Até agora, nenhum juiz ou médico conseguiu declará-la mentalmente incapaz.
  6. Quanto a Banier, ele se converteu na pessoa mais importante para Bettencourt desde o final dos anos 90. Passaram muito tempo juntos, viajaram por todo o mundo. Ele é exigente e está acostumado a viver como um príncipe graças ao dinheiro dela, que não sabe negar-lhe nada.

Esta semana, a disputa acima poderá ser objeto de uma decisão judicial e muitas das perguntas acima terão resposta.

* * *

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG