Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO: CENÁRIO BRASIL

- Apenas metade da população brasileira conta com serviço de esgoto e somente 1/3 do esgoto gerado no País recebe tratamento adequado. O que não é coletado e tratado é despejado diretamente no Meio Ambiente, em rios, lagos, mares e mananciais. 
Fonte: Instituto Trata Brasil

- 11% das faltas do trabalhador, sem acesso a coleta e tratamento de esgoto e demais serviços de saneamento básico, estão relacionadas ao problema
Fonte: Pesquisa Trata Brasil/FGV

- Crianças que não têm acesso aos serviços de saneamento básico apresentam redução de18% no aproveitamento escolar
Fonte: Pesquisa Trata Brasil/FGV

- 31% da população das maiores cidades brasileiras não sabem o que é Saneamento Básico.
Fonte: Pesquisa Trata Brasil/IBOPE

- Apesar dos dados da SNIS (Ministério das Cidades) indicarem que 69% da população não têm acesso a esgoto, 77% das pessoas acreditam que estão ligadas à rede pública. Essa percepção é maior nas cidades do Sul (87%) e do Sudeste (84%). "Como os dados oficiais indicam que esta porcentagem é menor, percebe-se que cerca de 8% não possuem de fato o serviço, ou seja, acreditam que o esgoto de seu domicílio é conduzido à rede municipal, quando na verdade não é", afirma Raul Pinho, presidente executivo do Instituto Trata Brasil. 
Fonte: Pesquisa Trata Brasil/IBOPE

- 1 em cada 5 domicílios (20%) das maiores cidades brasileiras declara que não está ligado à rede pública. 
Fonte: Pesquisa Trata Brasil/IBOPE

- Um terço da classe D/E das maiores cidades brasileiras (32%) não dispõe de acesso à rede pública, proporção que passa para um quinto (21%) dentro da classe C, e para cerca de um em cada 10 domicílios (9%) da classe A/B. 
Fonte: Pesquisa Trata Brasil/IBOPE

- Em relação à escolaridade dos que não têm acesso à rede de esgoto, 23% estudaram somente até o Ensino Fundamental, 17% possuem o Ensino Médio e apenas 10% cursaram o Ensino Superior. 
28% da população das maiores cidades brasileiras desconhece o destino do esgoto da cidade e 22% acredita que o esgoto vai para uma estação de tratamento. 
Fonte: Pesquisa Trata Brasil/IBOPE

- 84% da população das maiores cidades brasileiras vincula o acesso ao serviço de esgoto com a melhora de sua qualidade de vida
Fonte: Pesquisa Trata Brasil/IBOPE

- 68% da população das maiores cidades brasileiras acredita que a responsabilidade dos serviços de saneamento básico é do prefeito 
Fonte: Pesquisa Trata Brasil/IBOPE

- 61% da população das maiores cidades brasileiras revelam que nas promessas de campanha política das últimas eleições 61% dos candidatos não se mostraram preocupados com o tema saneamento básico. Essa percepção é maior na periferia (68%), em cidades do Norte e do Centro-Oeste (67%) e pelos que não estão ligados à rede (67%). 
Fonte: Pesquisa Trata Brasil/IBOPE

- Cerca de 80% do esgoto produzido no país não recebe nenhum tipo de tratamento e é despejado em lagos, rios, mares e mananciais. 
Fonte: Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente (Abema)

- Cerca de 40 milhões de brasileiros (21,4% dos domicílios) ainda utilizam as obsoletas fossas sépticas. 
Fonte: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2005.

Fonte: www.tratabrasil.org.br

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG