Recebemos um e-mail dos membros da ONG AMINATUR, representados por Marith Scot, com o pedido de divulgação. Segue o conteúdo abaixo:
Prezada Angeline,
Gostaria de agradecer sobre a divulgação do curso de Ecoturismo Rural. Eu e a Celeste Scramingnon (Coordenadora atual da AMINATUR) estivemos apreciando o I Curso de Elaboração de Projetos de Ecoturismo e Turismo Rural Sustentável. Reunimos recursos próprios e nos deslocamos. Foi muito proveitoso.
Conhecemos várias pessoas engajadas em assunto de turismo, obtivemos trocas de experiências muito valiosas e acredito que poderemos viabilizar este projeto em nossa Princesinha do Norte. Para tanto, deve haver vontade política, vontade dos produtores e determinação dos que detêm o conhecimento na área. Tivemos notícia de que há em algumas cidades de Minas, como incentivo ao Turismo, um recurso do ICMS, como é o do ICMS VERDE. A cidade que investe em turismo ganha uma fatia do bolo do ICMS, para que seja investido em recurso para o próprio Turismo promovendo assim, a sustentabbiliddade nos projetos. O Ecoturismo é um segmento de uma atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural das cidades, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através do meio ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas. O nosso município tem potencial para Turismo, pois temos riquezas culturais e naturais muito apreciáveis. Seria necessário para tanto, um inventário do nosso potencial turístico e políticas públicas ambientais para tornar nossa Miracema mais atrativa turisticamente.
Miracema, como outras cidades do Brasil, tem problemas ambientais devido a uma cultura antiambientalista promovida por gestores engajados em um desenvolvimento não sustentável e exploratório. É preciso mudar o modo de gerir nossas vidas, nossa cidade, nosso Estado e nosso País, de forma a transformar a cultura exploratória em uma cultura sustentável.
A indústria do turismo é um dos negócios que mais cresce no Mundo (7% a 8%) com um faturamento de U$ 4,5 trilhões e corresponde a 10% do PIB MUNDIAL o que gera mais de 190 milhões de empregos e promove cerca de US$13 bilhões de receitas diretas com o turismo interno..
No perfil do mercado brasileiro segundo o IEB 2000, cerca de meio milhão de pessoas praticam o ecoturismo no Brasil, onde há 250 operadoras de ecoturismo - 70 só em São Paulo.
Espero poder estar colaborando em breve com a promoção do turismo sustentável em nosso município.
Atenciosamente,
Márith Eiras Scot (Biólogo e pós graduando em Análise Ambiental)
A Imagem é do grupo que participou do curso e foi enviada pelo autor.
******
Em primeiro lugar gostaria de agradecer o carinho do Márith e dos membros da Aminatur e esclarecer que não há o que agradecer. Agradecimento aqui, se existe espaço para isso, é dessa blogueira, que assisti ao trabalho de vocês e aplaude todo o empenho e dedicação. O fato do curso ter proporcionado um excelente nível de informação e de incentivo para os participantes me deixa muito contente porque os dados do turismo estão aí. Sucesso para todos vocês e a cidade com certeza irá agradecer no futuro.
2 comentários:
Fico muito feliz em saber que os conhecimentos adquiridos já estão sendo digeridos para serem colocados em prática. Caso haja interesse, podemos ir até a Princesinha do Norte para ministrar uma oficina semelhante, talvez sobre roteirização de produtos ecoturísticos.
O que acham?
Werter
Ministrante do curso
Que legal que alguém pensa em turismo rural em Miracema, isto é um sinal de progresso no município. Espero que esta idéia seja plantada e regada para florescer....
Postar um comentário