Em recente reunião no auditório do Sebrae/RJ, em Itaperuna, foi realizada reunião com Marcelo Medeiros, gerente de Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas (ANA). Na oportunidade foram apresentados os
serviços do Governo Federal sobre as bacias hidrográficas da região.
Representantes da Defesa Civil dos estados que fazem divisa com o Norte e Noroeste Fluminense participaram do encontro com o intuito de colaborarem com a prevenção dos desastres. Ainda foram discutidas questões para o melhoramento na comunicação do sistema alerta-alarme no período crítico de fortes chuvas.
De acordo com informações do Instituto Estadual de Ambiente (INEA-RJ), a partir de novembro será instalado
na região o Monitoramento Hidrológico Telemétrico, proporcionando que de 15 em 15 minutos a estação seja informada sobre o nível dos rios e o índice pluviométrico do dia, via Internet.
Durante a reunião foi realçado o serviço do Departamento de Recurso Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM), que nas últimas semanas tem trabalhado na região elaborando mapas temáticos sobre escorregamento de terra e rolamento de pedras do município, desenhando todo problema geotécnico do Noroeste Fluminense.
O evento foi uma iniciativa do Conselho dos Gestores Municipais de Defesa Civil do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, através do presidente Ten Cel BM Douglas Paulich Junior e da Prefeitura Municipal de Itaperuna através do Cap BM Joelson Oliveira (coordenador da Defesa Civil Municipal de Itaperuna), além da secretária de Governo Claudete Cerqueira, que com visão empreendedora compreende que somente investindo em prevenção é possível gerar progresso e desenvolvimento para o município.
Decom Itaperuna-RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário