Arquivo VAGALUME

terça-feira, 26 de outubro de 2010

O QUE É O PV?

Essas eleições estão trazendo à tona alguns disparates ou algumas contradições instaladas no seio das organizações partidárias. Uma delas é o significado do Partido Verde enquanto proposta, ideologia e representatividade.
Acabo de ler uma matéria divulgada no periódico Sul 21, intitulada "O Segundo Turno é Bom para a Esquera (II)", de autoria de Paulo Marques, em que um trecho retrata uma preocupação importante sobre os verdes brasileiros. Abaixo transcrevo esse trecho:

"As definições do segundo turno também deixaram bem claro o significado por exemplo do que representa o PV, partido que seguindo o caminho dos verdes da Europa, abraça o neoliberalismo apesar das contradições intrínsecas entre a agenda ambientalista e a agenda do desenvolvimento capitalista."

Antes que alguém venha aqui me atacar por estar escrevendo essa postagem, gostaria de salientar que o objetivo aqui pretendido é a reflexão, ou como alguns preferem dizer, é a provocação para que as pessoas possam refletir, dar suas opiniões, mas sem o fanatismo rotineiro. Esse é um assunto que me interessa, para melhor compreender o mundo em que vivemos e ainda mais para pensarmos as próximas eleições e os partidos políticos enquanto representações da sociedade.
Como simpatizante do PV, acabo me esbarrando com certas contradições, que tento representar aqui pelo candidato do Rio de Janeiro mais emblemático do partido, Fernando Gabeira. A postura assumida pelo candidato desde o primeiro turno, em manifestar apoio aberto ao candidato tucano, numa postura até antiética, visto que o partido tinha uma candidata na disputa presidencial é preocupante. E a todo o tempo ele manifestou isso, até mesmo indo a SP e trazendo aos debates propostas copiadas do governo de SP, como as AME´s. Isso causou mal estar com o candidato a deputado federal e vice-presidente do partido, Alfredo Sirkis e foi divulgado amplamente. 
Num contraponto, a senadora Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente do Governo Lula, símbolo maior da causa ambientalista no Brasil, disse, logo após o primeiro turno no Programa do Jô Soares, que o atual governo, do presidente Lula, trabalha e persegue o DESMATAMENTO ZERO a todo momento, desde o tempo dela no ministério e continuou com o ministro Carlos Minc (PT). Marina chegou a citar números da ordem de 27 mil m2 reduzido a 7 mil m2, o período não me recordo bem, mas parece ser de 2006 a 2009. Ela de fato reconheceu que é o governo Lula, ou seja, a candidata Dilma Rousseff a opção que retrata a verdadeira preocupação com o tema ambiental.
Creio que o trecho do texto citado relata bem a grande contradição que permeia todas essas ocorrências por mim registradas a título de ilustração. Espero que sirva para estimular a reflexão e até mesmo para que possa o nosso leitor manifestar o seu pensamento sobre o caso.


*Correção em 22/11/2010.

2 comentários:

Anônimo disse...

Na semana passada(não me recordo o dia) no jornal da Rede Record, ao mostrar o dia dos candidatos, apareceu o candidato José Serra dizendo que "é possível explorar economicamente a Amazônia". Ao ser trocado de canal para a TV Globo nada foi mostrado. Infelizmente a esta tem o um número de audiência e acreditam em quem ela está apoiando...
Enfim, sugiro outros tele jornais... O da Record está muito bom...
Amanda

AngelMira disse...

Amanda, sobre a postagem em si, o que vc nos dia?

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG