Arquivo VAGALUME

domingo, 7 de novembro de 2010

POLUIÇÃO NO RIO POMBA V

A título de esclarecimento gostaríamos de registrar que foi confirmada a nossa informação de que a empresa envolvida com o vazamento de lixívia, produto composto por carbonato de cálcio, lignina (esse produto é proveniente da madeira, popularmente conhecido por ser responsável por dar a rigidez à madeira), e outros mais, é a Cataguases Papel, antiga Matarazzo. Não é a Mineradora Rio Pomba Cataguases, como divulgado em matéria de "O Globo" e, ainda, segundo o comentário enviado pelo assessor de comunicação desta última empresa ao blogue pedindo a ratificação da veracidade da matéria.
O ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc citou inúmeras vezes as mineradoras mineiras, ou que atuam em solo ou subsolo mineiro, por serem outra parte do problema do estado de Minas Gerais. Pontualmente, o Rio Pomba está sendo poluído, de forma autorizada, conforme matéria do Portal R7 e do Jornal "O Globo", pela Agência Nacional de Águas (ANA), por vazamento da empresa Cataguases de Papel, a mesma que causou outros 3 acidentais ambientais graves desde 2003. A ANA autorizou a empresa a liberar o material no Rio Pomba, na medida de 100 metros cúbicos por hora, em virtude dos reservatórios estarem lotados.
Segundo "O Globo", que divulgamos em outra postagem, o INEA afirmou que além dos 100 m3 a empresa está deixando vazar mais lixívia do que o autorizado. Porém, em outro momento, foi afirmado que esse excesso seria verificado neste sábado (ontem), pelo mesmo instituto que estaria no local acompanhando a fiscalização da ANA e do Igam (órgão responsável por água do estado de MG).
Lamentavelmente, apesar do acidente (autorizado) ser de menor proporção que os anteriores, a CEDAE afirma que a contaminação da água, que abastece o Norte e o Noroeste fluminense, está 5 vezes maior que o normal e que o vazamento autorizado não fora informado com a antecedência devida à empresa que atua no estado do RJ.
O assunto, de alta gravidade, ainda não tomou o espaço que deveria na grande imprensa. Acreditamos que após a visita deste sábado, tanto o INEA, quanto os outros órgãos e os jornais locais, regionais e nacionais estarão prestando as informações devidas.
Se conselho fosse bom, daria o seguinte conselho: beba água mineral!

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG